Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
QUARTEL DO COMANDO GERAL
SEÇÃO DE ENSINO E INSTRUÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS
DISCIPLINA: ATIV. FIS. TERRESTRE
INSTRUTOR: MAJ. BM SARVIO

GINÁSTICA LABORAL

AL CFSD BM FRANCÍLIO

TERESINA-PI
Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactosnegativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.
A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicosgera benefícios físicos para o trabalhador.  |

Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuemdireta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular enervoso dos trabalhadores. A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da Ginástica Laboral uma ótima oportunidade de trabalho o para Profissional de Educação Física.
Os primeiros registros da prática de Ginástica Laboral são de 1925. Neste ano, na Polônia,operários se exercitavam com uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anosdepois estaginástica foi introduzida na Holanda e na Rússia. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão. Os Estados Unidos adotaram a Ginástica Laboral em 1968. Os norte-americanos criaram a International Management Review, uma das mais significativas avaliações sobre a saúde do trabalhador pelo exercício físico. Ainda nesta época, a NASA, a agência espacial dosEstados Unidos, envolveu 259 voluntários numapesquisa, que obteve resultados significativos. No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901, mas a Ginástica Laboralteve sua proposta inicial publicada em 1973. Algumas empresas começaram a investir emempreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus funcionários, como a Fábrica deTecidoBangu, a pioneira e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética doBanco do Brasil (AABB). Já no início da década de 70, a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior (FEEVALE), em Novo Hamburgo (RS), atravésda Escola de Educação Física, publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física Compensatória e recreação. Em 1979, a mesmaentidade, em convênio com o SESI (Serviço Social da Indústria), elaborou e executou o projeto de Ginástica Laboral. Em 1999, a Escola deEducação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o curso que visa prepararalunos e profissionais para esta área de atuação. A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário umamelhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis. Existem dois tipos de Ginástica Laboral: aPreparatória e a Compensatória.
É realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seuinício e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída deaquecimentos eou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea,...
tracking img