Alfabetizar letrando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|||










Prof. Ms. Gustavo Araújo de Melo



SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO











Apresentação
O que você espera dessa disciplina? Quais são as suas expectativas em relação à sociologia?No que a sociologia se aproxima da educação? Essas e outras perguntas nos acompanharão a partir daqui. Optamos porprivilegiar alguns tópicos que são considerados básicos e depois relacioná-los com a questão da educação. A sociologia da educação tem como objetivo pesquisar e analisar a educação em seus aspectos sociológicos, isto é, seus fenômenos sociológicos. O objetivo maior é procurar conhecer e analisar a inter-relação entre o homem, a sociedade e a educação, á luz de diferentes sociologias, bem como das práticaspedagógicas ratificadoras e/ou transformadoras dos contextos cultural, social, político, econômico e ecológico.
Vale lembrar também que nada substitui a leitura dos próprios mestres no caso aqui, os “fundadores” da sociologia e da sociologia da educação. Portanto não desanime em buscar na própria fonte as respostas às suas inquietações. Vá em frente!

MARTINS, Carlos Benedito. O que éSociologia. __________: Editora Brasiliense, ________

INTRODUÇÃO

A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Este livro parte do princípio de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão desituações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases. Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intençõespráticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o Pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influencia.







Sociologia da Educação – cap. 1
O Surgimento

Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desdeCopérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais. A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorre uma constelação de circunstâncias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções práticas.‘O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam emcurso.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha — a industrial e a francesa —constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
Não constitui objetivo desta parte do estudo proceder a uma análise destas duas revoluções, mas apenas estabelecer...
tracking img