Alfabetizacao e letramento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O processo de alfabetização e considerado um processo permanente, que não se restringe a aprendizagem da leitura e da escrita. Segundo Soares (1998), letramento seria o saber o estado oucondição de quem não apenas sabe ler ou escrever, mas cultivar as praticas sociais que usam a escrita.O significado da expressão”alfabetização cientifica “ engloba idéia de letramento entendido nãosó como capacidade de ler, compreender e expressar opiniões sobre ciências e tecnologia, mas também de participar da cultura cientifica da maneira que cada cidadão, individualmente e coletivamente,considerar oportuno( krasilchk, 2004).
O processo de alfabetização cientifica pode e deve ser iniciado desde a entrada do aluno na escola, mesmo antes de saber ler ou escrever: E recomendado pelosPCNs( BRASIL, 1997,p.62)quando orientam:
Desde o inicio do processo de escolarização e alfabetização, os temas de natureza cientifica e técnica, por sua presença variada, podem se de grande ajuda, porpermitirem diferentes formas de expressão. Não se trata somente de ensinar a ler e escrever para que os alunos possam aprender ciências, mas também de fazer usos das ciências para que os alunos possamaprender a ler e escrever.


O processo de alfabetização cientifica, abrange muitos aspectos, entre elas esta o preparo de uma alimentação nutritiva ou ate mesmo as leis da física. A educaçãocientifica e tecnológica contribui para que os indivíduos sejam críticos diante dos assuntos presentes no seu cotidiano, e para que possamos alfabetizar e letra, precisamos permitir que as criançasvivencie praticas sócias reais de leitura e de escrita, pois muitas vezes os estudantes apenas memorizam sem conseguir atribuir significados, fazendo com que o aprendido na escola seja totalmentedesvinculado das situações da sua vida cotidiana. Analisar a necessidade, não só de buscar novas abordagens para o ensino de ciências como também para a formação dos docentes e suas reflexões a respeito do...
tracking img