Aguardente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aguardente de Laranja
Orange Brandy

Alisson Henrique Freire Vilela(; Bárbara Silva Gama; Felipe Suriba; Paulo Henrique Alves Abrantes; Pedro Gonzaga de Almeida
Christianne Garcia Rodrigues – cg.rodrigues@hotmail.com (Orientador)
Engenharia Química
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
(ahfv02@hotmail.com

Resumo: Nos últimos anos a aguardente vem deixando de ser umabebida popular, tornando-se requintada e capaz de agradar paladares mais exigentes, sendo inclusive produto de exportação. A aguardente é uma bebida fermento-destilada, obtida a partir da cana-de-açúcar e frutas. A produção artesanal dessa bebida envolve microrganismos fermentativos, principalmente a espécie Saccharomyces cerevisiae. O uso de linhagens selecionadas e os cuidados durante a cadeiaprodutiva da aguardente são fatores determinantes na qualidade do produto final. O trabalho desenvolvido objetivou a produção da aguardente de fruta a partir da laranja pêra rio, e a correlação entre o processo de produção e as disciplinas cursadas no semestre letivo vigente.
Palavras-chave: aguardente, fermento-destilada, produção, laranja.

Abstract: In recent years the brandy is no longer apopular drink, becoming refined and able to please the most demanding palates, and even export product. Brandy is a distilled beverage-baking, obtained from sugar cane and fruit. Craft production of this drink involves fermentative microorganisms, mainly the species Saccharomyces cerevisiae. The use of selected strains and care during the production chain spirits are determining factors in thequality of the final product. The work aimed to produce the fruit brandy from orange pêra rio, and the correlation between the production process and the courses taken in the current semester.
Keywords:, brandy, beverage-baking, production, orange.
____________________________________________________________________________


1 Introdução

Laranja (Citrus Sinensis) é um fruto climatérico e degrande importância no cenário nacional. Este fruto tem sua origem na antiguidade, a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. No decorrer dos tempos foi surgindo então outras espécies, que se adaptavam ao clima e ao terreno. Dentre as espécies atualmente conhecidas, destacam-se a Bahia, Seleta, Lima e Pêra que produzem frutos apropriados tanto para consumo in natura quanto para a indústria(CITRUSBR, 2012).

O mercado mundial de laranja possui duas regiões produtivas, altamente significativas: Flórida (EUA) e São Paulo (Brasil). Juntas, essas regiões respondem por 81% da produção mundial da fruta e seus derivados. O Brasil, maior produtor e exportador de suco de laranja, detêm 50% da produção mundial, sendo que apenas 3% ficam no mercado interno. O amplo consumo do suco de laranjadeve-se ao sabor agradável conjugado às suas características nutricionais sendo elas, fonte de vitamina C, minerais e carboidratos (OLIVEIRA et al., 2006).

A utilização de sucos de frutas para elaboração de bebidas alcoólicas é muito popular em outras partes do mundo. No entanto, no Brasil a matéria-prima se restringe a cana de açúcar, com pequenas variações regionais. Essas alternativas podemser aproveitadas com intuito de evitar o desperdício e diversificar o mercado de subprodutos da fruticultura. Podemos ver essa necessidade em trabalhos divulgados sobre a preparação e caracterização de fermentados de frutas, podendo ser citados: o de cajá, siriguela, mangaba, caju, laranja e jabuticaba (ASQUIERI et al., 2009).

Novas pesquisas buscam descobrir e aprimorar formas que possamgarantir uma melhor qualidade das aguardentes com menor custo de produção, principalmente no que se refere ao aproveitamento de matérias-primas com características fermentescíveis, visando aproveitar o potencial de cada região, pois o processo de produção das aguardentes no interior do país é determinado pela sazonalidade da produção da cana-de-açúcar. Neste intervalo, os alambiques se tornam...
tracking img