Curiosidades da aguardente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conta a lenda brasileira que um dia no qual o sol aquecia demais a Terra, Deus decidiu dar um passeio. Num determinado momento, ele se sentou à sombra de um canavial para descansar. Para saciar suasede, chupou uma cana de açúcar e, por considerá-la saborosa e refrescante, a abençoou para que proporcionasse um alimento nutritivo e doce aos homens. Assim nasceu o açúcar. 
Nesse mesmo dia, o Diabosaiu das caldeiras do inferno jogando fogo e fumaça por suas ventas e rabo. Sentou-se no mesmo canavial e chupou uma cana de açúcar. Como tinha as mãos tão quentes, o caldo queimou sua garganta. Porisso, o Diabo maldisse a planta para que os homens extraíssem dela uma bebida tão ardente quanto o fogo do inferno. Assim nasceu a cachaça. 
Este conto popular define perfeitamente o espírito dacachaça, a bebida nacional dos brasileiros: divina para uns, diabólica para outros, mas sempre ligada com a história deste país tão rico em tradições. 
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, osescravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda porterminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou! O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo(fermentado). Não pensaram duas vezes e misturaram o melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando-se econdensando-se no teto do engenho em forma de gotas que pingavam constantemente: era a cachaça já formada que pingava (por isso o nome PINGA). Quando essas gotas caíam sobre alguma parte do corpo machucada, aferida ardia muito. Daí nasceu o nome "AGUARDENTE". Mas quando caía em seus rostos e escorria até a boca, os escravos descobriram que essas gotas tinham um gosto agradável. Por isso começaram a...
tracking img