Trabalho de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho trata-se de um portfólio de pesquisa e pratica cujo tema a ser abordado é relação escola e comunidade.
Sendo assim é interessante citar que comunidade é Comunidade é um grupo de pessoas que vivem em determinado local, que mantém objetivos, crenças, costumes inter relacionam entre si, mantém relações objetivas e subjetivas. Consistindo na forma de viver juntos, de modointimo privado e exclusivo, com forma de se estabelecer relações de trocas, necessárias para o ser humano, de uma maneira mais íntima e marcada por contatos primários.
Sociedade é grande união de grupos sociais marcada pelas relações de troca, porem de forma não pessoal, racional e com contatos sociais secundários e impessoais, formado por várias comunidades que estão ligadas por relações deinterdependência as mesmas leis e obrigações civis.
Dentro deste contexto, podemos afirmar que comunidade escolar é formada por todas as pessoas que tem interesse comum nas atividades realizadas na comunidade escolar, abrangendo pais, alunos professores, funcionários de uma escola.
É importante ressaltar que os objetivos que se pretendem alcançar ao realizar essa pesquisa foram: localizar a escola,entrevistar os professores, coletar dados da escola, elaborar presente relatório, dentre outras.
A relevância desse trabalho encontra-se no fato de podermos conhecer a realidade de uma escola e verificar os entendimentos dos professores no que diz respeito a relação escola e comunidade.
Assim a metodologia adotada para desenvolver o presente trabalho foi: localizar a escola, preencherformulários e relatórios, trabalhar em equipe, dentre outros.
Convém destacar que as partes que irão compor o desenvolvimento desse trabalho são: coleta de dados, síntese da entrevista com a fundamentação teórica.

Dados coletados da instituição

Relação Escola e Comunidade
A escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, situa-se a Rua Jordão, 146- bairro Canaã, cidade Ipatinga em Minas Gerais. Foi criada em17 de abril de 1966 conforme lei de criação nº 37, portanto ela tem 45 anos de criação.
É uma escola publica.
Em 27/ 12/ 1971, foi inaugurado o prédio atual na gestão do prefeito Darcy de Souza Lima.
Em 03/ 09/ 1980, através da portaria nº 11 da SEE/ MG teve autorização para funcionamento de ensino fundamental 1ª a 4ª serie.
Em 27/09/2006 através da portaria nº 13/ 2006da SME foi autorizada aextensão da modalidade de atendimento no 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e educação infantil.
A escola possui um quadro de funcionários habilitados que realizam um trabalho consciente, sob a orientação do serviço de coordenação pedagógica, de forma a atender a individualidade dos alunos, contribuindo para a formação de uma consciência critica e renovada de forma a desenvolver suashabilidades e competências para interferir na sociedade ao qual estamos inseridos.

Desenvolvimento

Relação escola e comunidade
Comunidade constitui em um grupo de pessoas que vivem em um mesmo local.
Sociedade é mais abrangente, nem sempre vivem no mesmo local, mas estão ligados por leis e objetivo em comuns.
Segundo Melo (2011, p. 20), a concepção geral de comunidade, nesse sentido, é a de umgrupo mais coeso cultural e geograficamente e cujos interesses em geral aproximam os membros que o constituem. Na comunidade, as pessoas se relacionam mais proximamente, mantendo contatos cotidianos e informais.
Já na sociedade, conjunto humano e social mais complexo, as pessoas se relacionam mediadas por leis e regras formalizadas.
Com relação comunidade escolar, pode-se afirmar que é um grupo depessoas que tem ligações com a escola e tem objetivos comuns. Faz parte desta comunidade, pais, alunos, professores e funcionários da escola.
Segundo Melo (2011, p.8), a comunidade escolar, composta de profissionais da educação, funcionários da escola, família, estudantes e outros membros da comunidade, pode, por varias formas aqui exploradas, participar da vida da escola e do processo de...
tracking img