Vitaminas hidrossoluveis

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Instituição de ensino
CURSO DE NUTRIÇÃO

TURMA: ************
PROFESSOR : ********************




Nome do aluno



VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS







FORTALEZA
2014

Instituição de ensino
CURSO DE NUTRIÇÃO
TURMA: *******
PROFESSOR: *********









VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS










FORTALEZA
2014
SUMÁRIOINTRODUÇÃO......................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...........................................................................10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12



























INTRODUÇÃO

As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham varias funções no organismo. Dentre estas a mais relevante é a de servir comocofatores em reações enzimáticas. Uma característica fundamental das vitaminas é a de que elas geralmente não podem ser sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto, precisam ser supridas na dieta.
Elas dividem-se em dois grandes grupos, as hidrossolúveis e as lipossolúveis, divisão que corresponde também de certa maneira as funções desempenhadas pelas vitaminas, especialmente as dassolúveis em H2O, que incluem o complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, acido pantatênico, piridoxina, biotina, ácido fólico, cobalamina. ) e a vitamina C ou ácido ascórbico.
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam nocorpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim,excretada pelo organismo através da urina. As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água em que as verduras e legumes são cozidos. Por isso longos cozimentos devem ser evitados.


Tiamina (B1)
A Tiamina pode apresentar-se sob a forma de piro fosfato ou trifosfato.Desempenha um papel de cofator para várias enzimas e participa no ciclo de Krebs, contribuindo para a produção de energia. É essencial para o metabolismo de proteínas, lípidios, ácidos nucleicos (moléculas que transportam a informação genética nas células), glícidios e para a respiração celular. Participa também na biossíntese de um elevado número de células como os neurotransmissores (substânciasquímicas produzidas pelos neurónios), como por exemplo a acetilcolina.
Pode ser encontrada no Fígado, Soja, Porco, Feijão manteiga, Feijão-frade, Rim, Favas, Lentilhas, Grão, Arroz integral, Farinha milho, Feijão branco, Ervilhas, Alho francês, Robalo, Pargo, Gema de ovo, Espaguete, Cavala, Vitela, Enguia, Couve-galega, Dourada.
Atualmente, a carência de vitamina B1 ocorre principalmente nosalcoólicos devido ao défice existente ao nível da ingestão, a absorção e armazenamento dos nutrientes. Também pode ocorrer em populações com consumo elevado de cereais refinados.
As patologias que advêm da carência desta vitamina denominam-se Beribéri e síndrome de Korsakoff (neuropatia - patologia que afeta os nervos). Em adultos, os sinais da deficiência manifestam-se principalmente a nível dossistemas nervoso e cardiovascular. Os sintomas incluem: confusão mental, astenia (fraqueza muscular), paralisia periférica, dor nos membros inferiores, fadiga muscular, instabilidade emocional, depressão, irritabilidade e anorexia.

Riboflavina (B2)
A Riboflavina pode apresentar-se sob a forma de flavinamononucleotídeo (FMN) ou flavina adenina dinucleotídeo (FAD). Atua como um intermediário natransferência de electrões em várias reações de oxidação-redução. Participa em reações metabólicas dos glícidos, lípidos e proteínas e na produção de energia. Atua como co-factor de enzimas essenciais para a conversão de piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas coenzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.
Pode ser encontradas no Fígado, Rim, Amêndoa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas hidrossolúveis
  • Vitaminas Hidrossolúveis
  • Vitaminas hidrossolúveis
  • Vitaminas hidrossoluveis
  • vitaminas hidrossolúveis
  • Vitaminas Hidrossolúveis
  • vitaminas hidrossolúveis
  • Vitaminas Hidrossolúveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!