madeira

Páginas: 9 (2034 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
MADEIRA

INTRODUÇÃO

A madeira é o material de construção mais antigo por conta da sua disponibilidade na natureza e sua facilidade de manuseio, apresenta excelente relação resistência/peso e ainda outras qualidades como facilidade de fabricação de diversos produtos industrializados e bom isolamento térmico.
Em contrapartida, está sujeita a degradação biológica por ataque de fungos,brocas e à ação do fogo. Apresenta defeitos como nós e fendas que interferem em suas propriedades mas que podem ser superados com o uso de produtos industriais de madeira que recebem tratamento e se tornam mais duráveis.

CLASSIFICAÇÃO DAS MADEIRAS

São duas as categorias principais de madeiras para utilização em construção:
Madeira dura – provém de árvores frondosas, de crescimento lento (peroba, ipê, aroeira, carvalho etc) são de melhor qualidade e conhecidas como madeira de lei. Perdem suas folhas no outono.
Madeira macia – provém de árvores coníferas, de crescimento rápido ( pinheiro do Paraná, pinheiro bravo, pinheirinho, pinheiro europeu, norte-americano etc) estas mantém folhas verdes o ano todo.

ESTRUTURA E CRESCIMENTO DAS MADEIRAS

As árvores produtoras de madeira deconstrução são do tipo exogênico e revela as seguintes camadas: casca, alburno ou branco, cerne ou durâmen e medula.
Nos climas frios e temperados, o crescimento do tronco depende da estação sendo que no início do verão é mais intenso.
Cortando-se os anéis, pode-se saber a idade da árvore.
Nas madeiras macias cerca de 90% do volume é composto de fibras longitudinais, elemento portante da árvore etem função de conduzir a seiva por tensão superficial e capilar através dos canais formados pelas cadeias de células.
As fibras das coníferas tem extremidades permeáveis e permitem a passagem de líquidos. Nestas, o parênquima tem orientação transversal no centro do tronco.
Nas árvores frondosas, as células longitudinais são fechadas nas extremidades e então, a seiva circula em outras células degrande diâmetro. As fibras tem apenas função de elemento portante. O parênquima se distribui transversal e longitudinalmente.
A madeira é constituída principalmente por substâncias orgânicas sendo o principal a celulose ( cerca de 50% da madeira ).
A estrutura da madeira apresenta ainda pequenas quantidades de sais mineiras, que constituem os alimentos dos tecidos vivos e eles que produzemcinzas quando a madeira é queimada.
DEFEITOS ENCONTRADOS NAS PEÇAS DE MADEIRA

Os defeitos na madeira prejudicam sua resistência, aspecto e durabilidade e podem provir da constituição do tronco ou do processo de preparação das peças. Entre os principais defeitos estão:
Nós – imperfeição nos pontos dos troncos onde existiam galhos;
Fendas – aberturas nas extremidades das peças situadas emplanos longitudinais radiais;
Gretas ou ventas – separação entre os anéis anuais, provocada por tensões internas ou ações externas;
Abaulamento – encurvamento na direção da largura da peça;
Arqueadura – encurvamento na direção longitudinal da peça;
Fibras reversas – fibras não paralelas ao eixo da peça e podem ser por causas naturais ou serragem;
Esmoada ou quina morta – canto arredondado, formadopela curvatura natural do tronco, é a elevada proporção de madeira branca ( alburno );

TIPOS DE MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO

Podem ser classificadas em duas categorias:

MADEIRAS MACIÇAS

Roliça: É mais utilizada em construções provisórias, como escoramento. No Brasil os mais freqüentes são – pinho do Paraná e os eucaliptos.
Devem de preferência ser abatidos na época da seca quando otronco tem menor teor de umidade, caso contrario estão sujeitas a retrações transversais que provocam rachaduras nas extremidades.
Na estação seca, a madeira verde tem menor umidade que na estação chuvosa. Como a evaporação da umidade é mais rápida nas extremidades, a peça pode fendilhar-se durante a secagem. Para evitar esta situação, pinta-se as extremidades com alcatrão ou qualquer outro meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Madeira
  • Madeira
  • Madeira
  • Madeiras
  • madeira
  • Madeira
  • Madeiras
  • Madeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!