Tradutora Professora

Páginas: 27 (6595 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



Sumário



Texto Literário Premiado Sobre a Natureza
Entrevista Com Um Fungo (original em inglês: “Interview With A Fungus”) é um ensaio escrito por Diane Brooks Pleninger, Contadora, Ensaísta e Colecionadora de Cogumelos, de Anchorage, Alasca, Estados Unidos, que conquistou o 1º Prêmio da IV Edição do Concurso de Ensaios da Royal Dutch/Shell e da revista britânica The Economist em2004. O ensaio concorreu com cerca de seis mil outros submetidos mundialmente e foi publicado em todo o mundo, pela revista “The Economist”, na edição especial “The World in 2004” (O Mundo em 2004), páginas 92-93.
O tema do concurso foi “Precisamos da Natureza?” (original em inglês: “Do We Need Nature?”), o qual incomodou a autora, Diane Brooks Pleninger, de tal forma que ela resolveu inverter aquestão, de modo interessante, em seu ensaio , levantando a questão: “Precisamos da Raça Humana?”.
O texto aqui apresentado foi traduzido por Luiz Carlos Estraviz Rodriguez em janeiro de 2004, com ligeiras adaptações por ele e encontrado na Internet em: http://cmq.esalq.usp.br/~lcer/LCF0685/UmaEntrevistaComUmFungo.pdf
O texto original me foi enviado por uma colega tradutora, Gisele Klein, em2003 ou 2004. Eu o traduzi e utilizei com boa receptividade em aulas de inglês, mas como não fiz uma revisão final dos termos técnicos, optei por apresentar aqui a tradução de Luiz Carlos Estraviz Rodriguez de janeiro de 2004, que é fiel e faz jus a riqueza da forma e conteúdo do texto original.
Sinopse do Ensaio
Diane apresentou seu ensaio no formato de uma entrevista com perguntas e respostas aoautor-cogumelo fictício de um premiado bestseller, intitulado “Precisamos da Raça Humana? Uma Perspectiva Fúngica”. Como explica Diane, a personagem cogumelo, Mr. Pilobolus Crystallinus, lhe parecia um “pequeno e afável homem de boina preta”, um “cara engraçadinho”. Na entrevista, ele é apresentado por Diane como um membro do reino dos Fungos, da classe dos Zygomicetos, professor, palestrante,habitante de esterco e autor.
Conforme Sonya Senkowsky, crítica da Alaska Writers LLC, entretanto, “na entrevista, Mr. Pilobolus não é muito afável. Ele chama os humanos de ‘um experimento mal sucedido em individualismo’ e argumenta, com exemplos convincentes que, considerando toda devastação ocasionada pela agricultura, economia animal, transporte de organismos exóticos e outras atividades, noparecer dos fungos, a humanidade é ‘dispensável’.”
Fundamento Para Publicação do Texto no Jornal Ecológico
Aprende-se muito observando a natureza, pois quando se está em contato com a natureza externa, está-se automaticamente em sintonia com nossa natureza interior. Márcia O Estrázulas, Empresária e Socióloga, Porto Alegre, 2003.
Passaram alguns anos desde que utilizei o texto em minhas aulas deinglês, e desde que googlei pela primeira vez por uma tradução do texto na internet. Passou-se uma década desde sua publicação em inglês. Ainda assim, nosso relógio cronológico, criado na era industrial, não desfez a relevância do texto nos dias de hoje, perfeitamente atemporal no relógio do universo.
O relógio da natureza está ticando desde sempre e pra sempre vai ticar. O ‘xis da questão’ pranós é: “que espécie de natureza estamos preservando para o futuro?” E “estaremos aí, e em que condições pra usufruí-la?”. Como dizia. Lutzemberger, a natureza não é importante por si só, mas também por seu papel na nossa existência.
Mais que isso, o texto é bem-humorado ainda que lidando com um assunto por vezes pesado. Ele remete com leveza a reflexões mais pessoais e profundas sobre nossopapel, não só na preservação da natureza, mas nosso papel no universo. Sendo um assunto tão denso, o ensaio provavelmente seria melhor apresentado em partes, o que por sua vez, pode permitir a contribuição com comentários pelos leitores.
Como sugestão, o texto poderia ser apresentado da seguinte forma: Nesta edição, Nr. 19X, o Jornal Ecológico traz ... um texto literário mundialmente premiado sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Professora
  • professora
  • professora
  • PROFESSORA
  • Professora
  • Professora
  • professora
  • Professora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!