temas tranversais

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Psicologia e Educação no Brasil: A atuação do profissional no âmbito escolar


Rainaldo de Jesus Sousa Moreira
Sheila Damasceno
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Plena em Pedagogia (PED 0801) Psicologia da Educação e da Aprendizagem



RESUMO
O presente trabalho vem discutir alguns elementos históricos da relação entre Psicologia e Educação no Brasil,enfatizando sua dimensão prática e teórica. Ou seja, apresenta a Psicologia Escolar e a atuação desse profissional no âmbito escolar e os fundamentos que subsidiam essa prática, assim como a produção intelectual decorrente. Ao mesmo tempo, discute os limites e dificuldades presentes nesse processo durante os últimos 20 anos, indicando a importância da área no cenário político social brasileiro esuas direções futuras.


Palavras-chave: Psicologia; Educação; História da Psicologia.

1 INTRODUÇÃO
A compreensão da trajetória histórica da Psicologia Escolar somente se torna possível pelo estudo acerca do papel da Psicologia como ciência e profissão, que surge e se aprimora em um momento histórico e social de criação e consolidação do capitalismo. É importante destacar que odesenvolvimento do capitalismo instaurou uma nova forma de relação social, marcada pelas relações de produção no século XIX, que impactaram as relações no âmbito da família, especialmente em relação ao papel da mulher nos espaços sociais. Parker, (2007).
Essas novas relações de poder foram sustentada por diferentes produções de conhecimento, das quais a Psicologia fez parte. Assim, a Psicologia, como umadisciplina, desempenhou um importante papel e uma precisa função sob o capitalismo – a de contribuir para que essa nova forma de sociabilidade pudesse manter o desenvolvimento econômico.

2 O cenário brasileiro

O Brasil é um país com dimensões continentais e, portanto, bastante diverso em suas características, o que torna ainda mais difícil uma tentativa de universalizar algumas de suasprincipais condições.
Apesar da publicação de indicadores que representam grandes transformações sociais, políticas e econômicas nos últimos anos, (tais como, escolaridade de crianças e jovens, renda familiar, postos de emprego, para citar apenas alguns), as transformações vividas nas últimas décadas, no entanto, nem sempre apontam para o que tem sido denominado “progresso” Albuquerque, (1995);Januzzi, (2005).
De acordo com os autores, o país acumula evidências das consequências da industrialização ocorridas nas últimas décadas do século passado – crescimento econômico com desigualdade social. E essa receita de desenvolvimento, continua presente, talvez até mais acentuada nos dias de hoje, sem que seja possível visualizar a realidade concreta, cada vez mais desigual e violenta,sobretudo, no sistema de ensino público e privado.
Com relação à atuação do profissional de Psicologia no campo educativo, é preciso levar em conta uma multiplicidade de aspectos que passam por uma análise da realidade de maneira ampla e crítica, envolvendo um corpo de conhecimento não apenas da Psicologia, mas de outras áreas de saberes e práticas, como a Filosofia, a História, a Pedagogia etc.Maluf, (1994).
A história da Psicologia no Brasil, de acordo com Patto (1984), divide-se em três grandes períodos: o primeiro, de 1906 a 1930, na 1ª República, marcado por estudos de laboratório num modelo europeu e sem a preocupação de intervir na realidade; o segundo, de 1930 a 1960, marcado pelo tecnicismo de origem norte-americana; e o terceiro, a partir de 1960, quando o trabalho do psicólogopassa a ter uma forma mais adaptacionista – a figura do psicólogo escolar era tida como a de solucionador de problemas, especialmente os de comportamento e aprendizagem. Outros autores também analisaram essa área e sua relação com a realidade política, econômica e social.

2.1 O psicólogo nesse cenário – atuação e formação

As expectativas de intervenção do psicólogo na rede pública vêm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • temas tranversais
  • temas tranversais
  • temas tranversais
  • educação fisica e temas tranversais
  • Temas tranversais nas olimpiadas
  • AS IV Temas Tranversais
  • Plano de Curso
  • TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!