Padroes de cultura Ruth Benedict

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
"Padrões de Cultura"

O livro Padrões de Cultura (1934) foi traduzido para quatorze idiomas e publicado em diversas edições como leitura introdutória em muitos cursos de antropologia emuniversidades americanas por muitos anos. A ideia central de “Padrões de Cultura” é, na opinião de Margaret Mead “a visão que ela teve das culturas humanas como ‘grande regulamento de personalidade’ ”. Cadacultura, explica Benedict, seleciona dentro da “grande gama das potencialidades humanas” algumas poucas características aceitas como formas adequadas de conduta das pessoas que fazem parte dessa cultura.Por exemplo, ela descreveu a ênfase na “restrição” nas culturas dos povos Pueblo do sudoeste americano, e a ênfase no “desprendimento” nas culturas nativas das Grandes Planícies americanas. Eladescreveu como na Grécia Antiga a adoração a Apolo destacava a ordem e a calma em suas celebrações. Em oposição a isto, os adoradores de Dionísio, o deus do vinho, enfatizaram a vida em estado selvagem, odespojamento e a despreocupação com os rumos dos acontecimentos. Isto não estava ausente nas culturas nativas das Américas. Descreveu em detalhes os contrastes entre rituais, crenças, preferênciaspessoais de povos de diferentes culturas para mostrar o quanto cada cultura tinha uma “personalidade” que era estimulada em cada indivíduo.
Outros antropólogos da escola da “cultura e personalidade”enveredaram por esse raciocínio – notavelmente Margaret Mead em “Coming of Age in Samoa” (Chegando à Maioridade em Samoa) e “Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas”. Abram Kardiner foiinfluenciado por essas ideias, e nesse momento nasceu o conceito de “personalidade modelo”: o conjunto de características que se pensou observar em pessoas de qualquer cultura dada.
Benedict, em “Padrões deCultura”, expressa sua confiança no relativismo cultural. Sua pretensão foi demonstrar que cada cultura possui seus próprios imperativos morais, que só poderiam ser compreendidos se se estudasse a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ruth Benedict- Padrões de cultura
  • Padroes de cultura ruth benedict cap 1 e 2
  • Cultura Personalidade ‘’Ruth Benedict’’
  • Fichamento: benedict, ruth. a autodisciplina. in, o crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa.
  • O desenvolvimento da cultura
  • Fichamento: benedict, ruth. a autodisciplina. in, o crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa.
  • Resenha Critica sobre a Obra: "Padrões de Cultura", de Ruth Benedict.
  • RESENHA RUTH BENEDICT Padr Es De Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!