Talheres

Páginas: 24 (5852 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CURSO TÉCNICO DE DESIGN








CONJUNTO DE TALHERES



NAIARA LANISA FINOTTI DA SILVA



ORIENTADORA: PRISCILLA SILVANI

NOVO HAMBURGO, OUTUBRO DE 2013
NAIARA LANISA FINOTTI DA SILVA









TALHERES









Novo Hamburgo, Novembro de 2013.
RESUMO
Esse projeto trata do desenvolvimento desde oinício, de um conjunto de talheres de três peças, com o tema para design sendo Orgânico, destinado ao público jovem.
Aqui apresento pesquisas e análises sobre a evolução dos talheres, talheres semelhantes já existentes no mercado, as fabricantes, materiais adequados para o desenvolvimento destes talheres, bem como análises de produtos de outras fabricantes, para que pudesse desenvolver umproduto que atendesse as necessidades do meu público alvo.














Sumário

















1. INTRODUÇÃO
Este relatório trata sobre o desenvolvimento de um conjunto de talheres de metal com tema orgânico, para jovens.
Ele está organizado por capítulos, onde é apresentado o processo desde a escolha de público alvo, até a fase final de desenvolvimento de produto.No primeiro capítulo abordamos os problemas iniciais, como a escolha de público, faixa etária, metodologia e cronograma. No capítulo dois, encontram-se pesquisas referentes aos talheres, que está dividido nas seguintes partes: Breve história sobre os talheres, Talheres de três peças, Principais Fábricas, Materiais utilizados para a fabricação dos talheres, Ergonomia com relação aos talheres e Opúblico jovem.
Na primeira parte, falo sobre a evolução dos talheres desde a era Paleolítica, até a época atual. Em Talheres de três peças, são definidos garfo, faca e colher, e como usá-los. Logo depois, em Principais fábricas, há uma pesquisa histórica sobre as fábricas mais populares dos talheres usados hoje em dia com enfoque na história da Fábrica Tramontina. Na parte quatro, há uma pesquisasobre a variedade de materiais utilizados em talheres direcionados a diferentes públicos-alvo. Em Ergonomia com relação aos talheres, abordo a necessidade de observação quanto à dimensão correta dos talheres na hora do desenvolvimento, para que a experiência na utilização seja a melhor possível. Na última parte, O público jovem é uma pesquisa sobre o que defini como público alvo: pessoas entre 18a 29 anos que moram sozinhas e o estilo de vida dessas pessoas.
No terceiro capítulo são desenvolvidas análises de evolução dos talheres, diferentes tipos usados nos tempos atuais, bem como análises estrutural, funcional, morfológica e com relação ao uso, respectivamente.
No quarto capítulo surge a definição do problema, a lista de requisitos para o desenvolvimento dos talheres, a estruturaçãodo produto e a hierarquização de requisitos.
No quinto capítulo, depois do prévio estudo sobre a área dos talheres, análises de semelhantes, definição e hierarquização de requisitos, há o desenvolvimento do projeto, onde é apresentado o conceito, os painéis de referências visuais e as gerações de alternativas do design final do talher.
1.1 Problema
Como desenvolver um conjunto de talheres de 3peças para jovens de 18 a 29 anos, de classe média?


Fig 1 e 2. Mapa mental



1.2 Justificativa

O mercado necessita de novas ideias. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,6% dos brasileiros não dividem o teto com ninguém. Desses, 11,4% tem entre 20 e 29 anos. Uma boa parcela depessoas jovens. Em 2009, o número médio de pessoas que dividiam um domicílio permanente era de 3,3%. Em 2011 esse número já havia diminuído para 3,2%. Logo, o número de domicílios também aumenta. E cada casa necessita de pelo menos um conjunto de talheres.

1.3 Objetivo geral

Desenvolver um conjunto de talheres de 3 peças de metal para jovens de 20 a 29 anos.

1.4 Objetivos específicos:

-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como surgiram os talheres
  • Talher Biodegradável
  • E agora, que talher vem primeiro?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!