041363571740

2737 palavras 11 páginas
O estudo da história da psicologia.

A evolução da psicologia moderna.
1
História da psicologia moderna \ Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz [Tradutora: Suely Sonoe Murai Cuccio]. – São Paulo: pioneira Thomson Leaming, 2005.

“Começamos com um paradoxo, ou com uma contradição aparente, observando que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e, ao mesmo tempo, uma das mais modernas. As pesquisas sobre a natureza e o comportamento humano remontam ao século V a.C., quando os filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, empenhavam-se para resolver muitos dos problemas de interesse dos psicólogos até hoje, questões essas abordadas, geralmente, no curso de introdução à psicologia, tais como a memória, a aprendizagem, a motivação, o pensamento, a percepção e o comportamento anormal.” (Pág. 1)
* Neste parágrafo, mostra onde tudo começa, e como começa. Mostrando que a psicologia é também um dos cursos acadêmicos mais antigos, porém, moderno.

“Até o último quartel do século XIX, os filósofos estudavam a natureza humana por meio da investigação, da intuição e da generalização, baseados nas próprias experiências de vida. Uma transformação ocorreu quando os filósofos começam a aplicar as ferramentas e os métodos eficazes das ciências biológicas e físicas às questões relativas à natureza humana. Somente quando os pesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação minuciosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a adquirir uma identidade distinta das suas raízes filosóficas.” (Pág. 2)
* Parágrafo, refere-se ao desenvolvimento das pesquisas. Mostrando transformação que ocorreu quando os filósofos começaram a usar métodos das ciências biológicas às questões da natureza humana.

O estudo da história da psicologia.

A relevância do passado para o presente.
2
História da psicologia moderna \ Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz [Tradutora: Suely Sonoe Murai Cuccio]. – São Paulo: pioneira Thomson

Relacionados