secagem

Páginas: 39 (9687 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
6. MICROBIOLOGIA

6.1 INTRODUÇÃO
A microbiologia é definida como a biologia dos organismos microscópicos que relaciona os organismos “invisíveis a olho nu”, pelo seu tamanho, com as principais doenças infecciosas do homem e de seus animais domésticos, estudando os eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.
Os microorganismos são encontrados em todos osambientes, incluindo solo, água, ar e participam de todas as funções vitais. Embora não possam existir dúvidas de que bactérias e vírus sejam os patógenos mais numerosos e importantes, o estudo da microbiologia também está ligado à micologia e parasitologia.
A relação entre o hospedeiro e o microrganismo pode se estabelecer de diversas maneiras. Esta associação ou simbiose (viver juntos) pode ter umaconotação de benefício ou prejuízo para o hospedeiro. Tentando categorizar especificamente estas associações os pesquisadores conseguiram por conveniência identificar três categorias, que foram nomeadas como:
comensalismo (uma espécie utiliza a outra como seu ambiente físico;  microbiota);
mutualismo (as duas espécies se beneficiam; por exemplo, bactérias entéricas de ruminantes);
parasitismo(apenas uma espécie se beneficia trazendo prejuízo ao hospedeiro; por exemplo, vírus da raiva).
O primeiro passo para o conhecimento dos microorganismos é o mesmo que se deve seguir para conhecer uma pessoa; é necessário saber seu nome. No estudo do mundo dos microorganismos como agentes de doenças no homem, é primeiramente importante assimilar como as bactérias e outros microorganismos sãodenominados. Isto é a ciência da taxonomia.






6.2 COLORAÇÃO DE GRAM

6.2.1 Introdução
Em geral, são necessárias colorações biológicas para a visualização de bactérias de modo adequado e demonstração dos detalhes finos das suas estruturas.
O advento da coloração representa, em grande parte, o fundamento dos principais avanços produzidos em microbiologia clínica e em outros campos damicroscopia diagnóstica durante os últimos 100 anos.
A maioria das colorações utilizadas em bacteriologia tem por finalidade o diagnóstico presuntivo rápido do processo infeccioso e também a prévia avaliação da qualidade da amostra.
A coloração de Gram é o método bacterioscópico mais importante e mais utilizado atualmente na bacteriologia e sua finalidade é a classificação de microrganismos com baseem suas características tintoriais, tamanho, forma e arranjo celular.
As bactérias são classificadas basicamente em dois grandes grupos: Gram-positivas e Gram-negativas. No que diz respeito às características tintoriais, as bactérias Gram-positivas coram-se de roxo e as bactérias Gram-negativas coram-se de rosa.
A detecção de microrganismos na amostra é de suma importância, uma vez que podeindicar uma terapia antimicrobiana direcionada a um determinado grupo de patógenos e, também, a necessidade da realização de cultura com finalidade diagnóstica e/ou epidemiológica.
A técnica de coloração de Gram geralmente respeita um protocolo de ações que a padroniza.

6.2.1 Confecção da Lâmina
I- A Partir de Colônias Bacterianas:
- retirar uma lâmina de vidro de microscopia (limpa edesengordurada) do recipiente;
- secar com auxílio de uma folha de papel toalha;
- traçar, com um lápis de cera, uma linha transversal a cerca de 15 mm da borda da lâmina;
- colocar 2 a 3 gotas de solução salina estéril na lâmina;
- tocar a colônia bacteriana com uma alça de níquel-cromo estéril;
- homogeneizar o material da alça na salina colocada da lâmina;
- distender a suspensãobacteriana com movimentos elípticos até que esta forme um “filme” tênue e homogêneo pela área disponível da lâmina (esfregaço);
- deixar o esfregaço secar a temperatura ambiente;
- fixar o esfregaço à lâmina passando o verso desta por 3-5 vezes sobre a chama do bico de Bunsem;

II- A Partir de Culturas em Meio Líquido:
- retirar uma lâmina de vidro de microscopia (limpa e desengordurada)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem
  • Secagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!