Qualidade e produtividade: conceitos, foco no processo, valor e melhoria contínua

Páginas: 12 (2820 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
Módulo 2: Qualidade e produtividade: conceitos, foco no processo, valor e melhoria contínua
Introdução
A alta competitividade vem demandando que as empresas cada vez mais tenham seus clientes como o seu foco, como identificar o que o cliente necessita, as necessidades que pode atender de forma lucrativa e de forma melhor que seus concorrentes.
Para atingir tal objetivo, as empresas devemidentificar suas forças internas de forma a oferecer valor a seus clientes a um custo compatível.
A gestão por processos contrapõe se a gestão tradicional, por funções, na qual o foco da empresa ficava nela mesma.
A organização por processos demanda que as empresas sejam redesenhadas, para isso deve se conhecer o que faz a empresas funcionar bem e ter ritmo.
Os processos essenciais estão ligados aregras básicas do negócio. A análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo – volume por unidade de tempo -, sequência das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependência entre as partes envolvidas no processo.
Os processos podem ser agrupados em megaprocessos e subdivididos emsubprocessos.
Rompimentos necessários
1 – Mudar o foco para o cliente externo
Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos e devemos focar no cliente externo. Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negócio.
O objetivo final dasempresas é oferecer aos clientes valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo. E valor para o cliente é a sua percepção de vantagem que obteve em cada transação com a empresa.
2 - Organizar por processos, e não por funções
As estruturas organizacionais convencionais, baseadas em funções, apresentam as seguintes características indesejáveis...
Priorizam as funções em detrimento dosprocessos essenciais, exagerando na divisão e especialização das tarefas;
Existência de estruturas hierárquicas pesadas, nas quais a função das chefias é garantir a execução das tarefas padronizadas;
Lentidão nas interfaces entre os níveis hierárquicos, tanto nas relações verticais quanto nas horizontais. As fronteiras horizontais são passiveis ainda de perda de qualidade e capacidade de atendimento;Geralmente, usam mais recursos que o indispensável.
A organização voltada para processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor, em detrimento do trabalho individual e voltado a tarefas, que é característico da organização por funções.
São verificados os seguintes benefícios na organização por processos...
Induz aofuncionário o sentimento de propriedade sobre o processo. Apesar de o indivíduo executar uma tarefa especifica, ele tem visão do todo, verificando como seu trabalho irá contribuir para o bom andamento do processo;
As interfaces funcionais são aprimoradas, reduzindo sua impedância e as perdas correspondentes. O processo se torna mais rápido, ágil, com menos erros e mais flexível;
A experiência e oconhecimento adquiridos serão melhor aproveitados.
Características da organização por processos
Existem empresas que exploram o potencial de centralização de suas prioridades nos processos essenciais, elas são conhecidas como PCE – process-centered enterprises. Essas companhias já demonstram ganhos em agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta.
Os processos de negócio ou de cliente sãoaqueles que caracterizam a atuação da empresa e variam de empresa para empresa. Geralmente os processos essenciais são em números de 3 ou 4, são processos que agregam valor e seu bom desempenho é crítico para o resultado da empresa.
A organização por processos difere da gestão tradicional nos pontos...
Emprega objetivos externos;
Os funcionários e os recursos são agregados de forma a produzir um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de melhoria continua kaizen. ferramentas da qualidade
  • Aplicação de Ferramentas de Melhoria de Qualidade e Produtividade nos Processos Produtivos
  • Gestão da Qualidade
  • Administração: Melhoria Contínua e Qualidade
  • A Meta: Um processo de melhoria contínua
  • FICHAMENTO PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA
  • Conceitos de qualidade e produtividade
  • Qualidade total melhoria continua(tga)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!