Citoesqueleto

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
ENFERMAGEM

ANA BEATRIZ MARTINS, 300811.
CRISTIANE MONTEIRO DA SILVA, 300818.GABRIELE GUARINI, 300810.







CITOESQUELETO




Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Centro de Ciências Biológicas, Campus Luiz Meneghel/ Bandeirantes,Turma do “1 ano” no curso de Bacharelado em Enfermagem, na disciplina de Biologia Celular como requisito parcial para avaliação, sob a orientação do Prof. Me. João Paulo Ferreira Schoffen.BANDEIRANTES - PR
2013
INTRODUÇÃO

O citoesqueleto é dividido em três partes os filamentos de actina, filamentos intermediários e os microtúbulos.
A actina tendo a maior concentração no córtexcelular (periferia das células), mas também pode ser encontrada dentro das células. Sendo filamentos finos e flexíveis.
Filamentos intermediários estão presente na lâmina nuclear envolvendo o núcleo,os filamentos de cada célula estão indiretamente conectados as células vizinhas pelos desmossomos.
Microtúbulos estão presentes no centrossomos, partindo do centro para a periferia. Formam o fusomitótico, cílio e flagelo.
O citoesqueleto é formados por filamentos que são mantidos por interações fracas que unem-se com proteínas acessórias que regulam sua distribuição espacial e ocomportamento dinâmico.
Os Filamentos de actina que são formados por tímeros de actina G, que juntas formam duas cadeias em espiral de actina, que podem estar associados em feixes ou redes mantidas sempreunidas, possuindo de 7 a 8 nm de diâmetro sendo flexíveis.
Os Filamentos intermediários são polímeros lineares com monômeros, formados por alfa-hélice fibrosas que são semelhantes a cabos de aços, tendoo diâmetro de 8 a 12 nm.
Os Microtúbulos são tubulares, longos e cilíndricos, sendo compostos por 13 fileiras de tubulina alfa (α) e beta (β), tendo o diâmetro de 25 nm.
Principais funções do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citoesqueleto
  • CITOESQUELETO
  • Citoesqueleto
  • citoesqueleto
  • Citoesqueleto
  • Citoesqueleto
  • citoesqueleto
  • Citoesqueleto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!