citoesqueleto

Páginas: 3 (557 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
O citoesqueleto é uma complexa rede de proteínas altamente dinâmica, que participa dos processos de plasticidade, transporte e sinalização celular, além de ser o principal determinante da morfologiacelular.Os componentesdocitoesqueletosão os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos.
O citoesqueleto desempenha um papel mecânico, de suporte, mantendo a forma celular e aposiçã o de seus componentes. Ele estabelece, modifica e mantém a forma das células. É responsável por movimentos celulares como contraçã o, formaç ã o de pseudóp odes e deslocamento intracelular deorganelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos. O citoesqueleto deve ser considerado como um complexo de túbulos, microfilamentos longos (actina), filamentos curtos (miosina), filamentosintermediários e macromoléculas protéicas diversas que formam um conjunto dinâmico. Os microtúbulos sã o estruturas cilíndricas de 24 nm, composto por fibrilas longitudinais que contribuem para os movimentosintracelulares; sã o feixes ordenados de cilindros delgados e longos formados por proteínas (a e b tubulina) que constituem os cílios e flagelos, as fibras do áster e o fuso (na divisã o celular), oscentríolos e os corpúsculos basais. Os microfilamentos são estruturas de 4 a 6 nm de diâmetro e sã o formados pela actina, miosina ou outras proteínas contráteis. Participam ativamente nos movimentoscelulares. Os filamentos intermediários tem 10 nm de espessura e contém diversas proteínas fibrosas nã o contráteis que desempenham um papel mecâ nico. Há vários tipos de filamentos intermediários:filamentos de queratina, neurofilamentos, filamentos gliais e filamentos heterogêneos. Como o citoesqueleto émuito dinâ mico, ele estáenvolvido em vários movimentos. Estes podemo correr em células nãomusculares ou em células musculares.
Nas células nã omusculares os cílios, os flagelos, a ciclose (tipo de movimento de geraçã o decorrentes citoplasmáticas por ação de microfilamentos) e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citoesqueleto
  • CITOESQUELETO
  • Citoesqueleto
  • Citoesqueleto
  • Citoesqueleto
  • citoesqueleto
  • Citoesqueleto
  • citoesqueleto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!