Produ O Textual

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é de extrema importância para as escolas, pois é ele que define sua identidade. Ao invés de ser encarado como uma tarefa burocrática, o projeto precisa fazer parte do dia-a-dia da escola. Éimportante ter em mente que esse projeto não acontecerá individualmente, é preciso que toda a comunidade escolar esteja envolvida para fazê-lo acontecer.
O projeto em questão deve ser construído pela visão que todos os participantes têm da escola no presente, pois a partir da visão do presente eles poderão elaborar ações a serem realizadas de modo a melhorar a qualidade de ensino. A elaboração do PPP é umatarefa complexa e delicada, porém os resultados são uma forma de perceber o quanto a escola está crescendo e o que ainda deve ser melhorado.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao pensar em um Projeto Político Pedagógico remete-se a ideia de um documento clarificador da ação educativa que revela a identidade da escola, porém o projeto da escola não é responsabilidade apenas de sua direção. Numa gestão democrática,a direção é escolhida a partir do reconhecimento da competência e da liderança de alguém capaz de executar um projeto coletivo. Assim, ao se eleger um diretor(a) para escola, estamos elegendo um projeto para a escola. Nessa escolha do diretor(a) percebe-se o quanto o seu projeto é político.
É necessária a participação de todos os membros da comunidade escolar, para que o projeto resulte em umcompromisso assumido coletivamente. O projeto faz com que se tenha a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o PPP faz parte do planejamento e da gestão escolar.
Muitos professores têm dificuldades de expor suas ideias no momento da construção doPPP, no entanto, cabe à equipe gestora criar condições de modo a orientá-los e para que juntos desenvolvam um excelente trabalho. É importante salientar que para este movimento exige-se a efetiva participação dos professores, o que requer dos mesmos, além das finalidades que o documento a ser construído exige a clareza de todos os problemas que a escola tem, bem como as potencialidades queexistem para solucioná-las.
Veiga (2000) já afirmava que a construção do PPP se assentava nas concepções de sociedade, educação e instituição, as quais visavam à emancipação humana. Tal movimento, por ocorrer de modo coletivo, se constituía num processo e, por conseguinte através do trabalho organizado e integrado da equipe escolar fazia deste documento a expressão de seu objetivo maior o de exercer ocaráter político pedagógico.
À questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao PPP a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão e ação. Freitas afirma que:
“O projeto pedagógico não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.Não é feito para ser mandado para alguém ou algum setor, mas sim para ser usado como referência para as lutas da escola. É um resumo das condições e funcionamento da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma – sob o olhar atento do poder público.” (FREITAS et al., 2004, p.69).
Observe que o PPP pode ajudar a escola de forma decisivaa alcançar seus objetivos. Porém, traçar as metas e lançar no papel é uma tarefa fácil de fazer. A dificuldade que a maioria das escolas encontra é de fazer o projeto acontecer no dia-a-dia escolar. Para que o projeto aconteça é preciso romper as barreiras e assumir compromissos para criar um futuro melhor do que o presente. Nas palavras de Gadotti:
“Todo projeto supõe rupturas com o presente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRODU O TEXTUAL
  • produ o textual
  • Produ o textual
  • Produ o Textual
  • PRODU O TEXTUAL
  • Produ O Textual
  • Produ o Textual
  • PRODU O TEXTUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!