Portif Lio

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
PORTIFÓLIO

Administração da Produção







Adriana Garcia de Melo
5.º Semestre – Administração


Tema:
Identifique no texto sobre a Ford, quais os desafios enfrentados em nossos dias, dando seu parecer sobre como uma boa administração da produção exerce papel fundamental para enfrentar estes desafios.
Em um segundo momento, identifique os conceitos aprendidos durante o curso contidos no textoque conta a prática da montadora Ford.
Para finalizar, cite alguns fatores que contribuíram para o grande aumento da produtividade nos últimos 20 anos, enumerando os ganhos que teve o consumidor com este aumento.

Administração da Produção – Novos conceitos
1. Just-in-time
2. Engenharia simultânea
3. Tecnologia de grupo
4. Consórcio modular
5. Células de produção
6. Desdobramento da funçãoqualidade (QFD)
7. Comakership
8. Sistemas flexíveis de manufatura
9. Manufatura integrada por computador
10. Benchmarking

1. Just-in-time

É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento. Exemplos do Japão: fábrica de derivados de petróleo.

2. Engenharia simultânea

Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa nodesenvolvimento do projeto do produto.
Clientes e fornecedores são também envolvidos com objetivos de reduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização.
3. Tecnologia de grupo

É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes – com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando-os em processos produtivos comuns.

4. ConsórcioModular

A primeira fábrica no mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, de Resende, no Rio de Janeiro. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da VW, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.

5. Células de Produção

São pequenas unidades de manufatura e/ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entreelas. São dispostas em “U” com o objetivo de haver maior produção. Exige que o funcionário seja polivalente. Visa também obter um melhor controle de qualidade pois o defeito é, muitas vezes, detectado na própria estação.

6. Desdobramento da função qualidade (QFD)

Quality Function Deployment-QFD: como o próprio nome sugere, a qualidade é desdobrada em funções que primam por procedimentosobjetivos em cada estágio do ciclo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa até a sua venda.

7. Comakership

O termo pode ser traduzido como “Co-fabricação”, pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como seu planejamento, custos e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo. O COMAKERSHIP representa o mais alto nível derelacionamento entre cliente e fornecedor.

8. Sistemas flexíveis de manufatura
São máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

9. Manufatura integrada por computador

Integração total da operação manufatureira por meio de sistemas de computadores = CIM.

10. Benchmarking

São as comparações das operações realizadas emuma unidade produtiva com os indicadores apresentados por empresas líderes em seus segmentos.

Administração da Produção/Operações

O setor de serviços hoje emprega mais pessoas que qualquer outro e é responsável pela maior parcela do PIB dos maiores países do mundo. Dessa forma, todas as técnicas utilizadas na Administração Industrial tradicional foram transportadas para a administração deserviços. Houve uma ampliação do conceito de produção, que passou a incorporar os serviços. Hoje o termo Operações é considerado amplo e compõe o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produção de bens e/ou serviços. No Brasil os autores abordam esse conjunto de técnicas como ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.

Fluxo de Materiais, serviços e capitais

As empresas mundiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portif lio
  • Portif lio
  • MEU Portif lio
  • PORTIF LIO
  • Portif Lio
  • Portif Lio
  • Portif lio
  • Portif lio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!