Portif lio

Páginas: 8 (1781 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................8
REFERÊNCIAS 9



1 INTRODUÇÃO

Na concepção de José Afonso da Silva, administração publica é “o conjunto de meios institucionais, financeiros e humanospreordenados à execução das decisões políticas. Essa é uma noção simples de Administração Pública que destaca, em primeiro lugar, que é subordinada ao Poder político; em segundo lugar, que é meio e, portanto, algo de que serve para atingir fins definidos e, em terceiro lugar, denota os seus dois aspectos: um conjunto de órgãos a serviço do Poder político e as operações, as atividades administrativas”.Conceitua o autor que “em sentido lato, administrar é gerir interesses, segundo, a lei, a moral e a finalidade dos bens entregues à guarda e conservação alheias”. Se os bens e interesses geridos são individuais, realiza-se administração pública. Administração pública, portanto, é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade no âmbito federal, estadual ou municipal, segundo preceitos doDireito e da Moral, visando o bem comum.

No Estado Democrático de Direito, a função administrativa é a atividade desempenhada pelas pessoas estatais, sujeitas a controle jurisdicional, no fiel cumprimento do dever de alcançar o interesse público. Essa função é marcada pela conjugação de dois princípios caracterizadores do regime jurídico administrativo, quais sejam: o princípio da supremaciado interesse público e o princípio da indisponibilidade do interesse público. O princípio da prevalência do interesse público sobre o interesse particular assegura a quem exerce a competência administrativa uma posição de privilégio e supremacia a fim de que as necessidades sociais sejam alcançadas e, desse modo, a finalidade pública seja cumprida.  A definição de Daft engloba as quatro funções daAdministração – planejar, organizar, dirigir e controlar – e os seus objetivos – a eficiência e a eficácia.

“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses”, já dizia Honoré de Balzac.

2 DESENVOLVIMENTO
Com base nos conceitos de Daft (2010:06-08), pode-se inferir que planejar é a “função gerencial relacionada à definição de metas para o futuro desempenhoorganizacional e a decisão sobre tarefas e recursos necessários para alcançá-las”; organizar é a função “que se refere à atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos”; liderar é a “função administrativa que envolve o uso de influência para motivar os empregados para atingir as metas da organização”; e controlar é a função “relativa ao monitoramentodas atividades dos funcionários, mantendo a organização nos trilhos em direção às suas metas, fazendo correções quando necessário”. Robbins empresta significação concisa para o entendimento dos objetivos da Administração ao esclarecer que “eficiência significa fazer as coisas direito, e eficácia significa fazer a coisa certo”.


A Administração Pública é confiada à política responsável peloexercício do poder. Segundo o pensador George Kennan, o poder produz uma excitação que, como campo radioativo, contamina toda a atmosfera interna e exterior a ele. Na concepção desse cientista, o poder funciona a partir de um grupo e tem a finalidade de atender ao próprio grupo. Em seguida, atende ao líder. Em terceiro lugar, satisfaz ao Partido. Por último – e isso se não atrapalhar as outras trêsprioridades – cuidará de atender ao povo.

No setor público prevalece o processo, enquanto que na gestão privada foca-se o resultado. Naquela, o processo decisório é diluído. Na empresa privada, todos sabem quem manda. No espaço público, o medo da responsabilidade condena à inação. Importa é não ser acusado de nada. As decisões da autoridade não são suficientes. As burocracias têm sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portif lio
  • Portif Lio
  • MEU Portif lio
  • PORTIF LIO
  • Portif Lio
  • Portif Lio
  • Portif lio
  • Portif lio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!