FundamentosExercicip

271 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
CURSO: CIÊNCIAS ATUARIAIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EMPRESARIAIS
PROFESSORA: MARÍLIA CAROLINE FREIRE
SEMESTRE: 2015.1

EXERCÍCIO
Para construir uma casa, plantar uma árvore, produzir um prato, preparar uma aula, enfim, no cotidiano da vida pessoal ou organizacional, a elaboração e execução de planos é fato comum e possibilita a otimização dos recursos produtivos.
Afinal, o que significa o Planejamento?
Para Drucker (2006), “[...] um plano é uma direção.”
É possível caminhar sem ter uma direção? Exceto se você for um errante e não tiver um destino. Na literatura infantil, a clássica obra que relata Alice no País das Maravilhas traz um conflito existencial e vivencial que denota a ausência de Planejamento e de objetivos na caminhada pessoal. Ao se perder na floresta, Alice pergunta ao Gato em qual direção deve seguir e a resposta imediata é de que quando não existe caminho a seguir qualquer alternativa serve.
No mundo pessoal ou organizacional a definição de objetivos é elemento chave para o caminhar. Se um plano é uma direção, como é que se pode construir planos em convergência com os objetivos da
Organização e em sintonia com as aspirações e desejos do mercado?
Sim, um dos dilemas centrais da Administração das organizações de produção é planejar em sintonia com as demandas do mercado.
FONTE: Funções Administrativas. Luis Moretto Neto. Administração (Introdução e teorias).
Considerando o texto acima discorra sobre as funções da administração necessárias para o sucesso empresarial. Considere as funções administrativas sendo: o planejamento, organização, controle e coordenação.
OBS: O trabalho deve ser entregue dia 29/04/2015 (quarta-feira) e manuscrito (não digitado).

Relacionados