Extraterritorialidade

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
INTERTEXTUALIDADE
DEFINIÇÃO:
A expressão intertextualidade se refere, basicamente, à influência de um texto sobre outro, em diferentes graus, todo texto é um intertexto, pois, ao escrever, estabelecemos um diálogo – às vezes inconscientes, às vezes não.
Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida.Podemos dizer que a intertextualidade está ligada ao “conhecimento do mundo”, que deve ser compartilhado, em comum ao produtor e ao receptor de textos.
O diálogo pode ocorrer ou não em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.
INTERTEXTUALIDADE EXPLICÍTA: Ocorre quando há citação da fonte do intertexto, como acontece nos discursosrelatados, nas citações e referências; nos resumos, resenhas e traduções.
INTERTEXTUALIDADE IMPLÍCITA: Ao contrário da Explícita, a intertextualidade implícita tem como objetivo não informar a fonte, mas, o autor imagina que a pessoa que está lendo, tenha conhecimento do texto.
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
Existem vários tipos de intertextualidade, nas quais estão descritos abaixo:Vejamos!
EPÍGRAFE: constitui-se de uma escrita introdutória, a epígrafe é um pré-texto que serve de bandeira ao texto principal, por resumir de forma exemplar o pensamento do autor. Essa modalidade de intertextualidade é utilizada quando um escritor se vale da passagem de uma obra prévia para dar início ao seu próprio enredo.
CITAÇÃO: é uma transcrição do texto alheio, marcada por aspas egeralmente com nome do autor deste.
PARÁFEASE: ocorre quando o escritor reinventa, com instrumentos apropriados, um texto pré-existente, resgatando para o leitor sua filosofia originária. O termo provém do grego “para-phrasis” que tem o sentido de reproduzir uma frase. Essa espécie de interação intertextual equivale a repetir um conteúdo ou um fragmento dele claramente, porém em outrostermos, preservando sempre a concepção inicial.
PARÓDIA: é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela muitas vezes perverte o texto anterior, visando à crítica de forma irônica.
PASTICHE: há uma união de diversos conteúdos e o resultado é uma colcha de retalhos. Definida como obra literária ou artística em que se imitaabertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos, etc.
TRADUÇÃO: a tradução é a adequação de um texto em outra língua, a língua mais nativa do país.
Exemplo: Um livro em inglês é traduzido para português.
REFERÊNCIA e ALUSÃO: na alusão, não se aponta diretamente o fato que questão; apenas o sugere através de características secundárias ou metafóricas.
SAMPLE: são trechos“roubados” de outras músicas e usados como base para outras produções.
BRICOLAGEM: são alguns procedimentos de intertextualidade das artes plásticas e da música que também aparecem retomados na literatura. Quando o processo da citação é extremo, ou seja, um texto é montado a partir de fragmentos de outros textos, tem-se um caso de bricolagem.
No texto abaixo, ao observarmos, vimos que aintertextualidade se faz presente, pois Murilo Mendes faz sua versão sobre a paródia-piadista “Canção de Exílio”, com base na versão de Gonçalves Dias.

A intertextualidade está presente também em outras áreas, como por exemplo, na pintura:

Mona Lisa, Leonardo da Vinci. Óleo sobre tela, 1503.

Mona Lisa, de Marcel Duchamp, 1919.

Referências Bibliográficas:http://soumaisenem.com.br/portugues/generos-textuais/os-tipos-de-intertextualidade-parte-1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade
(KOCH, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e compreender o texto: os sentidos do texto. 2. Ed. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008).

ÍNDICE
INTERTEXTUALIDADE.................................................................................................1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade
  • extraterritorialidade
  • Extraterritorialidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!