Estudo de Caso: Academia Via Forma

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
A sociedade que vivemos hoje passa por diversos impasses que acabam levando as pessoas a buscarem diferentes formas para se alcançar qualidade de vida. O desenvolvimento industrial e tecnológico diminuiu sensivelmente a carga de atividade física necessária para a realização do trabalho, a estressante e maçante maratona de estudos dos adolescentes, na maioria das vezes impede arealização frequente de atividades físicas e faz com que estes deixem de lado uma das maneiras de prevenção de patologias e manutenção da saúde. Reduziu-se também a disponibilidade de locais adequados para a prática de diferentes atividades físicas, lembrando que com o aumento da violência urbana, as pessoas não sentem segurança em realizar essas atividades em qualquer lugar. Buscando solucionar esseproblema o homem cria mecanismos e locais para atender a essa necessidade de movimento nos centros urbanos: as academias de ginástica.
Nos anos 80 o exercício físico, praticado como uma atividade regular teve seu reconhecimento como benefício para a saúde. Esse fato exigiu dos professores de Educação Física uma reformulação na prática profissional, considerando o relacionamento da prática deexercícios com a saúde.
2 DESENVOLVIMENTO
A academia via forma surgiu de uma ideia antiga do médico oncologista, Ronaldo, querer abrir alguma coisa fora da área médica, porém que tivesse alguma relação com saúde. Dentre poucas folgas e várias pesquisas na internet, eis que em uma ligação apareceu à oportunidade de abrir uma academia e ajudar seu irmão formado em educação física.
Após algum tempo comuma ideia mais elaborada o médico compartilha com um colega de sua equipe de trabalho Luciano e então o convida para se tornar sócio. Os dois resolvem procurar um terceiro sócio, então Luciano convida um amigo de infância Márcio que aceita o desafio, completando assim a sociedade.
Primeiramente definiram o público alvo, pessoas pertencentes às classes A e B e buscaram um local adequado, uma casalocalizada num bairro com a melhor renda média por domicílio, após contrataram arquitetos para começar a realizar a reforma na casa alugada, logo iniciaram a pesquisa para os materiais para a montagem da academia. Começou a aparecer os primeiros problemas, tempo de obra e despesas acima da provisão inicial, nome para a academia, formatação da grade de horários, preço da mensalidade entre outros.Em 13 de outubro de 2003 a porta se abre ao público, com uma sala de musculação, uma sala de ginástica com aulas de dança, alongamentos e yoga, uma sala para aula de bike indoor, com o valor da mensalidade em torno de R$120,00 reais, logo os sócios começam a receber outros tipos de propostas e Ronaldo começa a ficar só, contrata uma empresa para repensar e resolver a parte de marketing e outra parauma pesquisa de satisfação dos clientes.
Ronaldo decide estudar pós em marketing para se aperfeiçoar e na sala de aula conhece sua esposa Andrea futura sócia administrativa da academia, logo encontraram um conhecido chamado Zico era professor, a equipe novamente estava formada, iniciou o processo de setorizar a academia por marketing, financeiro, administrativo e padronizar por marcas, cores euniformes. Sempre atentos ao que o mercado estava fazendo para poderem fazer diferente, a preocupação na limpeza, que antes era terceirizada, o cheiro bom, pois normalmente em academias tem um odor muito forte de suor para isso ele propôs um borrifador de ambientes com essência.
Ronaldo está ciente que a academia de ginástica é um ramo de crescimento, mas com muita competição e diferencial noatendimento, existe uma preocupação em disponibilizar um espaço onde as pessoas possam fazer seus exercícios com o melhor bem-estar possível, fazendo amizades e trazendo a família e seus amigos. Atualmente a academia atingiu o topo, tem uma média de 380 alunos e uma mensalidade de R$160,00 reais, o público é 70% feminino, o maior pico é a segunda e terça-feira em horários diferenciados com média de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo do Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • TRABALHO INDIVIDUAL Estudo de Caso: Academia Via Forma
  • ESTUDO DE CASE: ACADEMIA VIA FORMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!