Efeitos da posse

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
Efeitos da posse


1.Interditos possessórios

São as ações das quais o possuidor poderá se valer para a defesa da posse. A legitimidade ativa é daquele que sofreu a lesão possessória ou seussucessores, a título singular ou universal. A legitimidade passiva é daquele que provocou a lesão possessória ou seus sucessores. Destaca-se três ações tipicamente possessórias:

Reintegração de posse: aação adequada para proteção da posse quando há esbulho, ou seja, a perda total da posse molestada injustamente.

Manutenção de posse: a ação adequada para a tutela da posse contra a turbação. É a ação dopossuidor direto que fica impossibilitado de exercer tranquilamente a sua posse por ato de outrem.

Interditos proibitórios: É cabível quando houver justo receio de turbação ou esbulho, ou seja, ameaçaconcreta. Trata-se de uma ação preventiva, pois visa proteger uma posse violada, diferentemente das outras duas ações

O art. 1.210, caput, do CC traz a especificação dessas três formas de defesaindireta:
Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.


Alegitimidade ativa é daquele que sofreu a lesão possessória ou seus sucessores, a título singular ou universal. A legitimidade passiva é daquele que provocou a lesão possessória ou seus sucessores.

2.Manutenção de posse

A manutenção de posse tem por objetivo exclusivamente de se manter a posse. Na Ação de Manutenção de Posse, o possuidor utiliza a via judicial para repelir a turbação (perturbação) queestá sofrendo, porem essa turbação não impede o exercício da posse.

É a ação que compete ao possuidor de qualquer coisa, seja móvel ou imóvel, corpórea ou incorpórea, contra quem venha perturbar(turbação) a sua posse.
a intentar a ação de manutenção, deve o requerente provar:
a) A sua posse;
b) A turbação;
c) A continuação da posse, embora turbada;
3. Nunciação de obra nova
Art. 934....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos da Posse
  • EFEITOS DA POSSE
  • Efeitos da posse
  • Efeitos da posse
  • Efeitos da posse
  • Efeitos da Posse
  • Efeitos da posse
  • Efeitos da posse-direito civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!