ROTEIRO

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015





Determinação da umidade relativa do ar atmosférico local
Natan, Bruno, Miguel, Filipe

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO GRANDENSE – CAMPUS CAMAQUÃ
Endereço – Camaquã – RS – BrasilUmidade Relativa do Ar

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto desaturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, oprocesso de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Porém, o ar, assim como qualquer outrasubstância, possui um limite até o qual ele absorve a água (ponto de saturação). Abaixo do ponto de saturação, há o ponto de orvalho (quando a umidade se acumula sob a forma de pequenas gotas ou neblina) e,acima dele, a água se precipita na forma de chuva.
A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura (a 0ºC a umidade relativa do ar é de 4,9g/m³ e a 20ºC é de 17,3g/m³), a presença ounão de florestas ou vegetação, rios e represas (desertos, por exemplo, tem a umidade relativa do ar muito baixa) e, mesmo, à queda da temperatura (orvalho).

Objetivo
Construir um aparelho que nospermita medir a umidade relativa do ar, ou seja, a percentagem de vapor de água contida no ar.

Detalhamento
Material
Dois termômetros 
Tábua (8cm x 3cm x 1cm) 
Ripa (1cm x 1cm x 30cm) 
Arame de 5cm e Ø2mm 
Furador 
Canivete 
Linha 
Vidro pequeno 
Tabela 
Água 
Gaze (7cm)
Montagem
— Faça um furo de ø 9mm no centro da tábua.  

— Com um canivete,arredonde um centímetro da extremidade da ripa (figura A)e, a seguir, encaixe-a no furo da tábua (use cola se necessário).
— Faça um furo de ø 2mm na outra extremidade da ripa; a seguir, introduza o arame no furo e dobre-o nas pontas, em forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roteiro
  • Roteiros
  • Roteiro
  • Roteiro
  • Roteiro
  • ROTEIRO
  • Roteiro
  • Roteiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!