Divida Externa

Páginas: 7 (1740 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
ASSEVIM - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO VALE DO
ITAJAÍ-MIRIM.
ANA PAULA DE LIMA. ( FINANÇAS 11 )
BRUNA LUIZA GOEDERT. ( FINANÇAS 11 )
DANUBIA NATÁLIA CLEMER. ( FINANÇAS 12 )
TAYZLER RODRIGO CARNIEL. ( LOGÍSTICA 11 )

1.RESUMO
Nos dias atuais o Governo Federal, estados e municípios são detentores de em média 20% da dívida externa, com o restante da dívida sendo do setor privado. Sendo que agrande maioria dela é de longo e médio prazo. Já nos anos 80 o cenário era completamente ao contrário. No ano de 1985, 82% de toda a dívida era de responsabilidade do governo.
Muito se fala que uma das saídas possíveis para o fim da dívida externa de todo o país seria o calote, porém em toda a história de nosso país, todos os contratos foram honrados. Isso é um fator positivo, porque aos olhosde todo o mundo o Brasil é um país de confiança, dando a nós respeito de crédito no exterior.
Para alguns estudiosos da área financeira a dívida externa de nosso país hoje está controlada, tendo seus pontos altos e baixos como o esperado. Ao ver do grupo em um primeiro momento se endividar pode até parecer algo bom, pois vamos teoricamente ter mais tecnologias e recursos, porém como em toda ahistória de nosso país, apenas os ricos tem as melhores vantagens. Todos nós pagamos por algo que talvez nem percebemos mudança alguma. O endividamento maior que a própria renda para todos os brasileiros é algo comum, que já nos passa despercebido.


2.INTRODUÇÃO
Uma revisão do nosso passado, sobre um tema em que todos deveriam está consciente do que se aconteceu, estamos falando da dívidaexterna.
Nesse trabalho passa-se a história, de como começou e toda a sua jornada, seus boatos sobre quando foi pago, e por quem. Acima de tudo, estaremos falando de alguns boatos que foi feitos para que houvesse propaganda de seu partido político, e acima de tudo, deixando uma dívida maior de nossas contas na dívida interna.
O problema maior da nossa dívida interna é o investimento, sendoaplicado no povo brasileiro em minoria, pois os nossos juros são maiores do que nosso investimentos.
2.DIVIDA EXTERNA
A divida externa podemos entender que ocorre quando um país necessita de empréstimos, onde são feito no exterior, segundo o site SUA PESQUISA diz que: “Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos sãofeitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial)" .

3.HISTÓRIA
A dívida externa brasileira teve seu início no ano de 1822, logo após o processo de independência de nosso país. Portugal exigiu três milhões de libras esterlinas para reconhecer sua independência. Como o Brasil não possuía todoeste recurso realizou um empréstimo com a Inglaterra. Ao longo dos anos foram feitos novos empréstimo, onde cada vez mais o país foi se endividando.
Mas foi na república Café com Leite que a dívida se tornou maior, Campos Sales, eleito em 1898, viajou para a Inglaterra antes mesmo de tomar posse do cargo de presidente para poder renegociar a dívida já existente. O acordo feito foi de que por umperíodo de 13 anos ficaria suspenso o pagamento, sendo que durante 3 anos seria efetuado o pagamento apenas dos juros, obtendo assim um novo empréstimo. Como garantia, todas as rendas das alfândegas do Brasil ficariam hipotecadas aos credores ingleses.
Em 1906 foi assinado o Convênio de Taubaté, entre governadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta época a produçãocafeeira entrava em crise, e para evitar a queda de valores, os governadores fizeram empréstimos estrangeiros, passando a comprar e estocar o excedente de toda a produção de café. Dessa forma, o café ficou com a oferta regulada e manteve seu preço. Quando a produção de café diminuía era então oferecido o café estocado.
Essa política surgiu apenas para desencorajar o plantio de café de pequenos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A divida externa e o serviço da dívida
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • divida externa
  • Divida externa
  • Divida externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!