Divida externa

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
DÍVIDA EXTERNA

O QUE É
Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos deoutros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).
A dívida externa contempla todos os empréstimos realizados por um país, incluindo ai asesferas de governo (federal, estadual e municipal) e setor privado. Ou seja, a dívida externa não é o valor devido pelo governo aos "gringos", mas do país como um todo (incluindo empresas).

O QUEREPRESENTA PARA A ECONOMIA DE UM PAÍS
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, principalmente se este for pobre ou em desenvolvimento, pois cria uma dependência com relação aoscredores. Muitas vezes, o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívida e compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros.

UM POUCO DA HISTÓRIA
A história da dívida públicabrasileira se iniciou há muitos anos, na época em que o Brasil ainda era colônia portuguesa e realizou empréstimos para “saldar dívidas com Portugal”. Depois disso, foram sendo feitos sucessivosempréstimos com o intuito de sanar a primeira dívida, ou na tentativa de alavancar a economia para que fosse possível saldá-la. Mas todas as tentativas redundaram em fracasso, explodindo em 1982 quando seiniciou a pior crise financeira pela qual o país já passou. Durante sete anos a renda per capita brasileira caiu sem parar até 1992 e a inflação chegou a 2.700% em 1993.
Mas o problema com o FMI começouna verdade, durante o período da Ditadura Militar (1964-19885) quando, em 1973 ocorre a “Crise do Petróleo” que fez com que o Brasil (que já tinha uma dívida externa) se visse obrigado a recorrer aoFMI em 1982, quando já não havia mais outra saída para enfrentar a crise que se abatera sobre a economia.
o Ano de 1973: Auge do chamado "milagre econômico", período marcado pela alta dos preços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A divida externa e o serviço da dívida
  • Divida Externa
  • Divida Externa
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • divida externa
  • Divida externa
  • Divida externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!