Divida Externa

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
 Economia C


A Divida externa portuguesa
e o
Serviço da divida



A divida externa

Para sabermos o que é a divida externa, é preciso começar por sabero que é o Orçamento de Estado.
O Orçamento de Estado é o documento onde se inserem as previsões das receitas e das despesas do Estado para o ano seguinte. Este documento é discutido (e aprovado) naAssembleia da República.
A diferença entre as receitas e as despesas dá origem ao défice público, quando as despesas do Estado são superiores às receitas. Para obtermos a percentagem (%) do déficeem relação ao PIB (Produto Interno Bruto), faz-se a operação = .
O acumular dos sucessivos défices públicos dá origem à divida pública. A divida pública portuguesa já ultrapassou há anos a meta dos60% do PIB, valor estipulado aquando da assinatura do PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento). Em 2010, a divida pública situava-se perto dos 77% do PIB (Em 2010 o PIB português era cerca de 163 milmilhões de euros, ou seja, a divida pública era de 125 mil milhões de euros).
Simultaneamente, a divida externa portuguesa (resulta de empréstimos e financiamentos contraídos aos paísesestrangeiros por parte das Administrações Públicas, empresas estatais e locais, das famílias, empresas privadas e bancos) atinge o patamar dos 233% do PIB (380 mil milhões de euros), ou seja, o valor da dividaexterna portuguesa é mais do dobro do valor do PIB nacional.


Os responsáveis e o Serviço da divida
Os principais responsáveis pelo insustentável endividamento externo do país são os políticos,pois foram eles que de forma incompetente autorizaram e contraíram sucessivos empréstimos que se mostraram excessivos e que Portugal não consegue suportar. Devido a estes constantes empréstimoscontraídos, o serviço da divida torna-se absolutamente limitador das acções económicas dos governos, pois uma parte das receitas está desde logo comprometido. De facto, a divida externa obriga os países a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A divida externa e o serviço da dívida
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • divida externa
  • Divida externa
  • Divida externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!