Divida externa

Páginas: 9 (2144 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

























































SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO 3
Dívida Externa 4
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO
A dívida externa é a soma de todos os débitos que o país contraiu. Nesse trabalho apresentaremos uma breve síntese a respeito da situação dadívida externa brasileira, nele pretendemos explicar a atual situação da dívida, como ela foi iniciada e qual a perspectiva de futuro.
Esse débito pode ter sua origem no próprio governo, em empresas estatais ou privadas, é o resultado de empréstimos e financiamento que foram adquiridos com órgãos estrangeiros.
O Brasil tem um potencial de crescimento muito grande, porém uma dívida externadescontrolada pode atrapalhar esse desenvolvimento. Nessa síntese apresentaremos que esse débito não foi uma escolhemos contrair essa dívida, mas agora que ela existe devemos honrá-lo para manter um bom relacionamento ncom os outros países.






Dívida Externa
Dívida externa corresponde à soma de todos dos débitos externos do país. É o montante de débitos que um país possui, provenientes deempréstimos feitos a outros países. Estes empréstimos podem ser feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). De acordo com o último levantamento em 2012 o Brasil registrou uma dívida externa de US$ 316 bilhões .Se compararmos com os últimos 10 anos esse valor vem aumentando, pois era de US$ 214,93bilhões em 2003..
A Dívida externa brasileira começou a existir em 1824, quando Portugal “obrigou” o país a contrair uma dívida de 3,7 milhões de libras esterlinas que seria destinado a cobrir dívidas do período colonial, mas que na prática significava um pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independência, esse débito ficou conhecido como “empréstimo português”.Depois disso o Brasil aumentou ainda mais sua dívida. Pois em 1906 o "Convênio de Taubaté", através de um acordo feito com os governadores da região Sudeste, foram feitos empréstimos com bancos no exterior, para que fossem comprados e estocados o excedente da produção cafeicultora.
Atualmente a dívida externa brasileira é a segunda maior entre os países subdesenvolvidos. Ela é dividida entre:dívida pública e dívida privada. No final do ano de 2012, a dívida externa brasileira alcançou o valor de 316 bilhões de dólares, um crescimento de 6,24% em relação ao ano anterior.
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, sobretudo se este for subdesenvolvido ou em desenvolvimento, pois cria um vinculo com relação aos credores. Na maioria dos casos, o país com alta dívida externanão consegue saldar todo o débito e compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros.
O Brasil é um exemplo de país com elevada dívida externa. O pagamento da dívida externa foi diversas vezes questionado no Brasil por alguns grupos e estudiosos, que apontam o fato de que a débito "já foi pago várias vezes", mas por causa dos juros, quanto mais se paga, mais ela aumenta.CLASSIFICAÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA

Desde 2001 que o Banco Central reformulou a estrutura do balanço de pagamentos e passou a classificar a dívida externa em dois grupos: Dívida de médio e longo prazo e dívida de curto prazo.
O grupo das Dívidas de médio e longo prazo é composto pelos empréstimos de organismos internacionais (FMI, BIS, etc.), bônus da reestruturação da dívida, financiamentos de importações eempréstimo diversos. Ela é responsável por mais de 80% do montante total do débito.
Dívida externa de curto prazo nesse grupo está incluída as linhas de crédito de exportação e importação. Nessa dívida existe uma parcela que se refere a financiamentos do comércio exterior. Existe outra parte que são diversas operações que, de forma simplificada, buscam capital no exterior, onde os juros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A divida externa e o serviço da dívida
  • Divida Externa
  • Divida externa
  • Divida Externa
  • Divida Externa
  • divida externa
  • Divida externa
  • Divida externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!