Direito comparado

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
 Direito comparado

O direito comparado é uma disciplina juridica que estuda as diferenças e as semelhanças entre os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados, agrupando-osem famílias.
Muitos definem o direito comparado como ramo do direito, mas essa concepção é errada, pois, um ramo de direito visa regular de maneira específica uma dada situação jurídica, o que nãoacontece com o direito comparado. Este direito comparado vai ser apenas uma disciplina que vai estudar as diferenças e semelhanças entre os ordenametos por via de uma macro-comparaçao oumicro-comparaçao.
Direito comparado é o estudo das diferenças e semelhanças entre a lei de diferentes países. Mais especificamente, envolve o estudo dos diferentes sistemas jurídicos existentes no mundo,incluindo o direito comum, o direito civil, direito socialista, a lei islâmica, a lei hindu, e da lei chinesa. Ele inclui a descrição e análise dos sistemas jurídicos estrangeiros, mesmo onde não hácomparação explícita é realizada. A importância do direito comparado aumentou enormemente na idade atual do internacionalismo, a globalização econômica e de democratização.
Embora auxilie no estudo dediversos ramos do direito, é no direito internacional privado que a disciplina do direito comparado exerce papel essencial: as instituições jurídicas estrangeiras são estudadas por meio da comparaçãoentre ordenamentos jurídicos.





O direito comparado é uma disciplina juridica que estuda as diferenças e as semelhanças entre os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados,agrupando-os em famílias.
Muitos definem o direito comparado como ramo do direito, mas essa concepção é errada, pois, um ramo de direito visa regular de maneira específica uma dada situação jurídica, o quenão acontece com o direito comparado. Este direito comparado vai ser apenas uma disciplina que vai estudar as diferenças e semelhanças entre os ordenametos por via de uma macro-comparaçao ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • direito comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!