Direito Comparado

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
QUESTÕES E ANÁLISE DA UNIDADE I – 1ª E 2ª PARTES

Prof. Ana Lucia
História dos Sistemas Jurídicos


1) Conceitue Direito Comparado e faça um estudo histórico a respeito de sua origem eevolução.

O Direito comparado pode ser visto como um método uma ciência ou até mesmo um ramo, teve sua origem na Grécia antiga, o primeiro a usar foi Aristóteles e suas 153 Constituições, maisainda não chamava Direito Comparado, ele simplesmente começou a comparar as 153 Constituições e a elaborar suas obras.
Na Antiguidade Clássica ele realmente surgi.
Na Idade Médiatem um retrocesso na utilização do Direito Comparado, devido a volta do Direito Consuetudinário e do Direto Religioso que tinha poder sobre tudo até mesmo dos livros e não queriam que as pessoastivessem informações para não haver questionamentos.
O Direito Comparado ressurgiu no final do século XII com o surgimento das Universidades, mas seu apogeu foi no século XIX, com cada estadotendo seus códigos, começou a acontecer congressos para a comparação de seus códigos.



2)Explique cada uma das funções do Direito Comparado e fale sobre sua importância para aorganização jurídica atual.

Uma das grandes importâncias do Direito Comparado é a questão da Globalização e a necessidade de comparar de conhecer os dois lados, pois não é possível criar umúnico Direito, cada sociedade tem seus costumes, culturas e suas características próprias.
Com a proximidade dos estados ele ajuda na aplicação justa das Leis e é também muito importante nasrelações internacionais.


3)Analise a diversidade dos Direitos contemporâneos e explique o uso do Direito Comparado na Observação de tais Direitos.


Cada estado possui um Direito que lhe éjusto,certas comunidades não estatais têm igualmente o seu Direito, ex Direito Canônico, Direito Hindu, Direito Judaico entre outros.
E o Direito Comparado usa um método para aproximar esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • direito comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • Direito Comparado
  • Direito comparado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!