Balance Scorecard

Páginas: 11 (2591 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
1. INTRODUÇÃO

Para sobreviverem num ambiente competitivo, diante de vários desafios enfrentados como os elevados índices de concorrência, exigência do mercado e com as mudanças ocorrendo a uma velocidade assustadora, as empresas buscam por ferramentas de suporte ao gerenciamento, que possam auxiliá-las na tomada da decisão e orientá-las a que caminhos percorrer para melhor alcançar seusobjetivos.
As empresas, que antes avaliavam seus desempenhos apenas no âmbito financeiro e nos resultados de curto prazo, perceberam a necessidade de mensurar outros fatores como o desempenho dos processos internos e a capacidade intelectual e motivacional de suas equipes, bem como mobilizar todos os seus recursos intangíveis e envolver toda a organização na busca de melhores resultados e de alcançaros objetivos estratégicos organizacionais.
O presente estudo aborda a importância da utilização da ferramenta Balanced Scorecard (BSC) dentro da organização como um sistema de avaliação e alinhamento dos processos operacionais e como suporte na tomada de decisão, comunicando a estratégia corporativa a todos os membros da organização.
O Balanced Scorecard foi criado em 1992 pelos americanos RobertKaplan e David Norton e é representado por um conjunto de indicadores que auxilia as organizações na tradução das estratégias organizacionais em objetivos operacionais.
O propósito do Balanced Scorecard, na visão de Kaplan e Norton(1997), é traduzir a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho e atuar como um sistema integrado de gestão e implementação da estratégiada empresa. O Balanced Scorecard mede o desempenho organizacional dentro de quatro parâmetros: financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

















2. PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD

Outro aspecto importante para o entendimento da ferramenta Balanced Scorecard é como são abordadas as suas perspectivas. Elas norteiam o caminho que oprojeto deve seguir e dão uma visão clara da atuação da estratégia em vários aspectos.
Além das quatro perspectivas defendidas por Kaplan e Norton, as organizações podem criar outras novas, para melhor atendê-las em suas especificidades e características.


I - Perspectiva Financeira
A perspectiva financeira influencia em todos os setores da organização e sinaliza se as demais estratégias daorganização estão alinhadas e contribuindo para aumentar o seu valor agregado e melhorar os seus resultados. Os objetivos financeiros têm como foco responder as expectativas dos acionistas.
Os indicadores de desempenho financeiro mostram se a implementação e a execução da estratégia da empresa estão contribuindo para a melhoria dos resultados.
A perspectiva financeira permite que as diversas unidadesestratégicas de negócio vinculem suas propostas de trabalho a um objetivo central para toda a organização, embora, algumas vezes, estejam praticando estratégias financeiras distintas em função do mercado e do momento.
Dentro desse item, levamos em conta fatores como:
- Inadimplência;
- Investimentos em instalações;
- Receitas;
- Remuneração do Corpo Docente.


II - Perspectiva dosClientes
A perspectiva dos clientes tem como objetivo principal descobrir o que cada cliente deseja e necessita e focar a sua estratégia na satisfação e na retenção desses clientes.
A essência de qualquer estratégia de negócios é a proposição de valor para o cliente, a qual descreve uma combinação única de atributos de produtos e serviços, de relacionamento com os clientes e de imagem corporativa.Essa perspectiva permite gerenciar a proposta de valor para cada mercado e alinhar medidas genéricas de relacionamento com clientes – aquisição, participação, retenção, rentabilidade – por segmento ou nicho atendido, além de acompanhar a evolução das marcas e da imagem da organização.
Levando em consideração: Evasão de Alunos, Prática Pedagógica e Insuficiência de Recursos Materiais.


III -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balance scorecard
  • balance scorecard
  • Balance Scorecard
  • balance scorecard
  • Balance scorecard
  • Balance Scorecard
  • Balance Scorecard
  • Balance Scorecard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!