Balance Scorecard

Páginas: 18 (4255 palavras) Publicado: 15 de fevereiro de 2014



ANÁLISE DE EMPRESA DE VAREJO ATRAVÉS DO BALANCED SCORECARD





RESUMO


Existem diferentes métodos para analisar o desempenho de uma empresa, entre eles, um muito conhecido e difundido é o Balanced Scorecard (BSC). Esse método consiste em analisar o determinado estabelecimento sob o ponto de vista de quatro vertentes: clientes, financeiro, processos internos e aprendizado ecrescimento. Partindo desses princípios, foi aplicado o referido método numa empresa varejista da cidade de Marialva, mais especificamente do ramo de vestuário infantil e enxovais. A coleta de dados foi feita através da subdivisão de cada um dos quatro grupos do BSC em três pontos e colocados através de perguntas, que deveriam ser julgadas de zero a dez, para os clientes da respectiva empresa. Obtendoassim os dados necessários para a análise de desempenho, onde é feito primeiramente uma média das notas fornecidas pelos entrevistados de cada um dos três pontos dentro de cada bloco e com isso são construídos gráficos que possibilitam uma análise individual de parte do BSC. É feito ainda outro gráfico, que mostra o comparativo das quatro vertentes do BSC, expondo de forma clara os pontos maisfortes e os pontos em que o estabelecimento precisa melhorar. Através das análises obtevem-se resultados surpreendentemente altos, principalmente para clientes, onde eles mesmos deram as notas, mostrando sua real e elevada satisfação. Com as análises conclui-se que parte do bom desempenho é atribuída a consolidação do comércio que está no local à dez anos e parte devida a boa gestão que se renova aolongo dos anos.

Palavras-chave: Balanced Scorecard. Varejo. Clientes. Financeiro.














1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que as entidades empresariais apenas possuem plenas condições de desenvolvimento quando a tomada de decisões e o controle, internamente realizados, são eficazes para com suas necessidades e para com as de seus stakeholders. Ou seja, as empresas são bem sucedidasquando podem amparar-se em uma administração sólida, real, que apresenta soluções importantes para problemas relevantes. A administração, dessa forma, além de Ciência, é uma ferramenta indispensável para o controle, tomada de decisões sempre com referência à coordenação para tempos futuros da entidade.
Em sua atuação, a Ciência Administrativa oferece ferramentas imprescindíveis para aorganização das empresas. Uma dessas ferramentas, e tema deste trabalho, denomina-se Balanced Socorecard. Essa ferramenta administrativa ganhou força nas últimas décadas, após um período no qual os empresários não acreditavam em sua relevância. Segundo Rezende, Maia e Ávila (2009), por um longo tempo, a tomada de decisões e o controle apenas giravam em torno da perspectiva financeira, dos bens tangíveis. Estetrabalho juntamente com o artigo citado destacam a importância dos bens chamados intangíveis, tais como os “fatores tradicionais de produção” que não compõem, necessariamente, as demonstrações geradas pela Ciência Contábil, mas que – hoje reconhecidamente – geram significantes e reais alterações no desempenho das organizações, devendo portanto, serem considerados como fatores a seremprovisionados e avaliados.
Entende-se dessa maneira que o controle aziendal é extremamente complexo, porque envolve perspectivas de ocorrências futuras. Assim, após grandes estudos se averiguou que se trata de um sistema complexo no qual os fatores tangíveis (bens patrimoniais) devem ser considerados na mesma proporção que os intangíveis. A partir do momento que essa ideia passou a ser aceita, o BalancedScorecard passou a ser aplicado e mostrou o resultado diferencial que é capaz de apresentar às entidades em contraste com o modo tradicional pelo qual o gerenciamento até então era aplicado. Portanto, as características dessa ferramenta administrativa é o assunto desta obra, sendo desmembrado com mais detalhes nos capítulos posteriores.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

Antes de falarmos sobre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balance scorecard
  • balance scorecard
  • Balance Scorecard
  • balance scorecard
  • Balance scorecard
  • Balance Scorecard
  • Balance Scorecard
  • Balance Scorecard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!