O uso do crack: um problema social restrito às metrópolis?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SERVIÇO SOCIAL

EMANOEL BENTO FERREIRA NETO

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLIS?

TAUÁ/CE
2012
EMANOEL BENTO FERREIRA NETO

O USO DOCRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLIS?

Trabalho apresentado ao curso Graduação em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

TAUÁ/CE
2012

INTRODUÇÃO
Certamente o uso doCrack não é um problema social restrito somente às grandes metrópoles. Todas as cidades brasileiras, da menor a maior, sofrem atualmente com o uso indiscriminado da droga.
Temos acompanhado pelamídia inúmeras ações policiais de repressão ao uso do Crack, no entanto, o problema não é somente uma questão de segurança, mas também de saúde pública. Compreendemos que a polícia deve atuar no combateao tráfico, mas os usuários devem ser encarados como portadores de uma doença, que é a dependência química, portanto, devem receber o tratamento adequado.
Além da esfera da segurança e da saúde, aeducação pública e os setores sócio-culturais também devem se envolver no combate ao uso do Crack, para que possa acontecer uma inclusão social do indivíduo após livrar-se do vício.

DESENVOLVIMENTOConcordamos com os autores do texto de apoio, quando os mesmos afirmam que o Crack é um desafio social. Sem dúvidas as políticas de segurança pública e do Ministério da Saúde precisam sercomplementares, para que possam ser efetivas. Ressaltamos que não sô o uso do Crack deve ser combatido, mas também o de outras drogas ilícitas (maconha, cocaína, etc.) e lícitas (álcool e o tabaco).
Éimportante registrarmos que na maioria dos depoimentos de dependentes químicos, os mesmos relatam que antes de usarem drogas ilícitas, utilizavam drogas lícitas, principalmente o álcool, e que este tambémseria um dos responsáveis pelo processo de recaída após a tentativa de livrar-se do vício. Sem dúvidas, o tratamento clínico proporcionado aos dependentes químicos atualmente no Brasil, carece de um...
tracking img