O uso do crack: um problema social restrito às metrópolis?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12


1 INTRODUÇÃO
De acordo com o site http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/crack.htm o crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos (improvisados ou não). É mais barato que a cocaína, mas,como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.
O crack surgiu nos guetos americanos e foi alastrando-se pelo mundo, principalmente atingindo as grandes cidades. Hoje, o crack não está mais restrito ás metrópoles, temos relatos de usuários da droga até mesmo em plantações de cana no interior do Brasil.As cidades do interior têm suas rodoviárias, praças e ruas transformadas em “postos” da cracolândia paulistana.
O crack pode ser considerado uma epidemia, pois tanto as grandes, médias ou pequenas cidades sofrem com este problema. A droga espalhou-se de tal forma que faz parte de todos os meios sociais, tanto cidadãos da classe alta, média e pobre do nosso país fazem uso do crack.
O crack ébarato porque é feito de sobras do refino da cocaína - as pedras resultam da fervura desse material com água e bicarbonato de sódio. Mas o efeito é muito mais devastador que o da cocaína quando aspirada. Em 10 a 15 segundos, os primeiros efeitos do crack são sentidos, enquanto os da cocaína surgem após 10 a 15 minutos. O viciado em crack, porém, precisa de várias doses durante o dia para se sentirsatisfeito. "É uma droga mais barata que as outras, mas ela é de ação rápida e, por isso, induz à repetição. É como a nicotina - a pessoa precisa de 20 a 30 doses por dia para se dar por satisfeita", diz Carlos Salgado, da Abead.
O nome crack é derivado do ruído característico que é produzido pelas pedras quando estão sendo decompostas pelo fumo. O crack é uma droga extremamente perigosa, uma vez,que pode causar infartos, derrames, problemas mentais sérios além de problemas respiratórios. O crack vicia rapidamente, causando uma dependência seríssima, por seu efeito ser relativamente rápido o usuário passa a fazer uso da droga várias vezes ao dia para voltar a sentir o efeito de euforia que a droga gera.
Por meio deste trabalho procurarei demonstrar que o crack assim como as demais drogasdeve ser visto pelas autoridades de saúde e políticas públicas do mundo como uma epidemia crescente que deve ser tratada com toda urgência para que suas consequências não sejam tão desastrosas para a sociedade futura.







2 DESENVOLVIMENTO
A história desta droga está intimamente ligada à cocaína. Como essa droga era considerada um produto caro, destinado a população com poderaquisitivo alto, criou-se, a partir dos anos 1970, uma cocaína mais acessível, misturando-se uma série de elementos químicos a ela. Na década de 1980, o crack se tornou popular, principalmente entre a população pobre das cidades norte-americanas. Hoje está disseminado pelo mundo e no Brasil, podemos perceber o crescente número de dependentes químicos, que se envolvem com drogas pelos mais diversos motivos.O início do consumo de substâncias pode ocorrer por diversos motivos como: hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que, provavelmente, persistirão após a dependência, como dependência, como também, com o objetivo de vivenciar novas experiências (Brajević-Gizdić, Mulić, Pletikosa & Kljajić, 2009).
Assim, é importante definir qual é a representação social do uso do crack em nossasociedade.
De acordo com o texto analisado Dependência de álcool, cocaína e crack e transtornos psiquiátricos podemos perceber que a sociedade associa o uso de drogas ao aumento da criminalidade, violência, violência familiar e acidentes de trânsito. Isto se justifica pelo fato de que o dependente, em especial, o que faz uso do crack, que é uma droga de ação rápida, porém com efeitos que cessam com...
tracking img