O uso do crack: um problema social restrito às metrópolis? crack- o retrato de uma epidemia nacional

2224 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

Crack- o retrato de uma epidemia nacional

O crack por ser uma droga acessível e de baixo custo disseminou-se rapidamente entre a população de rua, restringindo-se inicialmente às classes muito pobres.
Subproduto da cocaína, os seus efeitos no organismo do viciado são devastadores, em sua composição há bicarbonato de sódio, amônia, dentre outras substâncias altamente tóxicas.
O crack causa a destruição dos neurônios, degeneração muscular e aspecto esquelético aos usuários. É uma droga altamente viciável e potencialmente mortal.
Nos últimos anos o consumo desta droga aumentou exponencialmente e só não se tornou maior devido à morte rápida que os seus usuários experimentam, fator este, que coloca o crack como uma das drogas mais agressivas da atualidade.
Segundo estudo dos pesquisadores Solange Nappo e Lúcio Garcia de Oliveira, ambos da Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), o primeiro relato do uso do crack em São Paulo aconteceu em 1989. Dois anos depois, em 1991, houve a primeira apreensão da droga, que avançou rapidamente: de 204 registros de apreensões em 1993 para 1.906 casos em 1995. “Para popularizar o crack e aquecer as vendas, os traficantes esgotavam as reservas de outras drogas nos pontos de distribuição, disponibilizando apenas as pedras”. Logo, diante da falta de alternativas, os usuários foram obrigados a optar e aderir ao uso.
Hoje, a droga está presente nos principais centros urbanos do País. Os dados mais recentes sobre o consumo do crack estão sendo coletados e indicarão as principais regiões afetadas, bem como o perfil do usuário. Segundo, no entanto, pesquisa domiciliar realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) em 2005, 0,1% da população brasileira consumia a droga.
Os governantes, até então inertes à

Relacionados

  • livros
    126727 palavras | 507 páginas
  • Economia Politica
    133407 palavras | 534 páginas