O uso do computador na escola: desafios e perspectivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: desafios e perspectivas
ANDERSON BRUNO ARISTIDES DA SILVA[i]
THIAGO DE OLIVEIRA CARVALHO 2

1UNICEUMA – Centro [ii]Universitário do Maranhão
DCC – Departamento de Sistemas de Informação
Avenida Edson Brandão – Anil São Luís-MA
CEP 65045380
2 UNICEUMA – Centro “Universitário do maranhão
DCC – Departamento deSistemas de Informação
Avenida Edson Brandão – Anil São Luís-MA
CEP 65045380

Resumo: Estudo a respeito do uso do computador na escola. Discorre-se sobre a tecnologia da comunicação baseada no computador. Faz-se uma abordagem sobre a sua aplicabilidade na educação bem como o papel do professor frente ao uso desta tecnologia como suporte às suas práticas pedagógicas.
Palavras - Chave:Computador, professor, escola.

Abstract

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia desenvolvida nos dias atuais trouxe grande impacto na educação possibilitando novas maneiras de aprendizado, de disseminação do conhecimento e, sobretudo, novas relações entre professor e aluno.
A sala de aula está mudando, e esta mudança não é somente na maneira de ensinar, onde o professor faladiretamente a seus alunos. Hoje em dia não existem apenas o modelo de sala de aula com um professor presencial, pois com o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, a forma de ensinar e aprender passou por mudanças em sua estrutura.
De acordo com Valente (1999), para que os recursos tecnológicos sejam implantados de forma eficaz na escola, são necessários quatro ingredientesbásicos, a saber: o computador, o software educativo, o professor capacitado para o uso do computador como recurso educacional e o aluno. Sendo que nenhum se sobressai ao outro. O autor ressalta que, “o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio docomputador” (p. 13).
Para Almeida (2000) o computador se constitui em uma máquina através da qual se pode testar idéias ou hipóteses, o que possibilita a criação de um mundo abstrato e simbólico, assim como também introduz diferentes maneiras de atuação e interação entre os indivíduos.
Partindo dessa premissa, o computador se qualifica como mais um instrumento a serviço daação pedagógica, capaz de provocar mudanças profundas sem, contudo automatizar o ensino, ao contrário; otimiza e reforça as técnicas e os métodos usados e disponíveis no ensino atualmente.

Com efeito, o ensino mediado pelo computador constitui-se em um espaço aberto à construção do conhecimento, à construção cognitiva, sócio afetiva da interação entre professor e alunos.
Além doque, através do computador é possível uma aprendizagem grupal, pois, nesse meio de comunicação estão presentes a imediatez, a agilidade, a verticalidade e a horizontalidade.
Mas será que as escolas sabem utilizar o computador como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem? Será que as mesmas possuem em seu quadro de professores pessoas habilitadas a ensinar através dautilização do computador? Será que as escolas, principalmente as da rede pública, utilizam computadores na pratica pedagógica?
Partindo desses questionamentos é que se resolveu desenvolver o presente estudo, cujo objetivo é discorrer sobre as perspectivas e os desafios das escolas com o uso de computadores na prática pedagógica. Buscou-se ainda, como complemento do estudo, conhecer arealidade de uma escola da rede pública de ensino para se constatar se na prática, o computador já vem sendo usado por professores e alunos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

2 O COMPUTADOR NA ESCOLA: desafios e perspectivas

Devido a velocidade com que os recursos tecnológicos de informação e comunicação se desenvolvem atualmente, pode-se afirmar que a informática superou os...
tracking img