Ciencias E Teccnologia Corrigida

5506 palavras 23 páginas
Questão 1/10
Leia o trecho, a seguir, sobre a utilização das tecnologias na educação:
Propomos a utilização das tecnologias na escola por serem frutos da produção humana, parte da sociedade, como tal -como todas as tecnologias criadas pelo homem, como a escrita, por exemplo -, devem ter seu acesso democratizado, sendo desmetificadas. Os alunos devem ser educados para o domínio do manuseio, da criação e interpretação de novas linguagens e forma de expressão e comunicação, para irem se constituindo em sujeitos responsáveis pela produção. Podemos pensar ainda que a própria tecnologia pode ser um meio de concretizar o discurso que propõe que a escola deve fazer o aluno aprender a aprender, a criar, a inventar soluções próprias diante dos desafios, enfim, formar-se com e para a autonomia, não para repetir, copiar, imitar. Pocho, Claudia Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (coord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P.15. O uso das tecnologias educacionais, segundo as autoras do livro-base, ocorreu de “duas formas”: utilização dos meios pelos meios e como uma fórmula para atender os problemas educacionais. Sobre as formas de utilização das tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I - (....) Ao considerar que as tecnologias educacionais resolveriam os problemas da educação, as ações se concretizavam a partir da aplicação do conhecimento científico e organizadas para a solução de problemas educacionais.

II - (....) A segunda forma foi de utilização das tecnologias ocorreu no Brasil até meados da década de 1980, quando a tecnologia educacional era compreendida como a relação entre tecnologia e educação.

III - (....) Desde que foram conhecidas as tecnologias educacionais eram instrumentos de apoio e interatividade com outros meios.

IV - (....) Mesmo

Relacionados