O surgimento do parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DO PARLAMENTARISMO
O parlamentarismo ao contrário do presidencialismo foi produto de uma longa evolução histórica, não tendo sido previsto por qualquer teórico, nem constituído emobjeto de movimento político determinado. Suas características foram se definindo aos poucos, durante muitos séculos, até que se chegasse, no final do século XIX, à forma precisa e bem sistematizada aoqual foi batizado de parlamentarismo e que DUVERGER denomina de regime de tipo inglês, indicando-o como um dos grandes modelos de governo do século XX.
A Inglaterra pode ser considerada o berço dogoverno representativo. Já no século XIII, o mesmo que assistiu à elaboração da Magna Carta, numa rebelião dos barões e do clero contra a monarca, iria ganhar forma o Parlamento. No ano de 1265 um nobrefrancês, Simon de Montfort, neto de inglesa e grande amigo de barões e eclesiásticos ingleses, chefiou uma revolta contra o rei da Inglaterra, Henrique III promovendo uma reunião que muitos apontamcomo a verdadeira criação do Parlamento. Simon de Montfort deu à reunião o caráter de uma assembléia política, reunindo pessoas de igual condição política, econômica e social. Morrendo Simon emcombate, no mesmo ano de 1265, continuou a praxe de se reunirem cavaleiros (nobres que não eram pares do reino) cidadãos e burgueses. E no ano de 1295 o Rei Eduardo I oficializou essas reuniões, consolidandoa criação do Parlamento.
Depois de uma faze inicial de grande prestigio, o Parlamento, que também sofreu as conseqüências da instalação do absolutismo, foi perdendo a autoridade, levando váriosséculos para poder impor ao monarca suas decisões, o que só iria conseguir no século XVIII. Nesse meio tempo, entretanto, a partir do ano de 1332, começa a se definir a criação de duas Casas doParlamento. Os barões, que eram pares do reino, continuavam a realizar suas assembléias, às quais o clero não mais comparecia. E os cavaleiros, cidadãos e burgueses, identificados no seu conjunto pela...
tracking img