Presidencialismo x parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O parlamentarismo é um sistema de governo representativo, onde não é resultado de uma mera teoria, mas de uma evolução histórica de um sistema organizacional de poder político vindo da história e docontínuo desdobramento das instituições de monarquia feudal onde se acham plantadas as origens do parlamentarismo. Este sistema originou-se na Inglaterra, por volta do fim da revolução gloriosa, comfundamentação na liberdade dos direitos do homem contra a tirania do despotismo dos monarcas. Este sistema foi a forma mais eficaz de democratização para o surgimento de uma nova organização degoverno, como é mostrado no texto do professor MALUF:
“Entretanto, sem ser uma forma miraculosa de ordenamento político, o parlamentarismo é uma solução racional, de efeitos mediatos; educa o povo e geraessa consciência política fundamental, sobre a qual lança as suas raízes haurindo a seiva necessária para as florações do ideal democrático.” (MALUF, 1994, Pag. 270)
Este sistema de governorepresentativo teve ao longo da história algumas modificações que proporcionaram algumas características que são tidas como principais, sendo: o parlamentarismo tem como sua formação um chefe de governo queseria ele o primeiro ministro, indicado pelo chefe de Estado e escolhido pelos representantes do povo. O chefe de Estado, podendo ser ele rei ou presidente, não tem responsabilidade política, ele temsuas funções restritas, diferente do chefe de governo onde exerce sua responsabilidade política através do gabinete perante o parlamento cobrindo então a responsabilidade do chefe de Estado. O gabineteopera na igualdade entre os poderes executivo e legislativo e uma colaboração dos dois poderes entre si, existindo meios de ação recíproca no funcionamento de ambos, como uma fusão.

Opresidencialismo é também um sistema de governo representativo, que nasceu na América do Norte, com o cunho prático de organização das três Américas que estavam por se formar. E para solucionar os problemas...
tracking img