O que podemos aprender com os gansos 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 137 (34097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXANDRE RANGEL

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS
Lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS
LIÇÕES DE COOPERAÇÃO, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA, O AMBIENTE DE TRABALHO E A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA
Problemas que poderiam serresolvidos rapidamente, muitas vezes se agravam, a ponto de causar rupturas nas relações pessoais. Quando o caldo entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação com respeito às reais necessidades e expectativas a serem atendidas de ambas as partes. Por isso, sempre digo que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade em uma empresasão: em primeiro lugar a comunicação. Em segundo lugar a comunicação e em terceiro lugar a comunicação.
Transmitir bem os conceitos gerenciais e funcionais para os ouvintes é o principal propósito do programa Momento da Qualidade que há quase dez anos tem prestado este serviço à comunidade. Inicialmente na Rádio Eldorado, depois na Rádio CBN e atualmente na Rádio Bandeirantes, todas em São Paulo.Comunicar através de pequenas histórias sejam parábolas, fábulas, lendas, histórias reais, curtas e interessantes, foi a forma que encontrei para fazer os ouvintes do programa fixarem melhor os conceitos transmitidos diariamente.

12ª Edição
Editora Original
Copyright © 2003 Alexandre Rangel
Supervisão Editorial MARCELO DUARTE
Projeto Gráfico e Diagramação
CIA EDITORIAL
Capa
MARCOS NUNESPreparação de Textos e Revisão
MARIA CECÍLIA CAROPRESO

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Rangel. Alexandre
O que podemos aprender com os gansos / Alexandre Rangel. - São Paulo: Editora Original. 2003.
“Coletânea de textos apresentados por Alexandre Rangel em seu programa de rádio Momento da Qualidade”
1. Ambiente detrabalho 2. Empresas - Produtividade - Medidas 3. Mudança Organizacional 4. Qualidade de vida no trabalho 5. Rádio - Programas - Brasil I. Titulo II. Título: Lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.

02-4632 CDD-658.4013
Índices para catalogo sistemático:
1. Qualidade no trabalho: administração de empresas658.4013

2004
Todos os direitos reservados à
Editora Original Ltda.
Rua Lisboa. 502 - 05413-000 - São Paulo SP
Tel.: (11) 3088 8444 - Fax: (II) 3063 4998
edoriginal@pandabooks.com.br
www.pandabooks.com.br

Aos meus irmãos
Eline, Fred, Ricardo e Gustavo

Apresentação
Conta a história que um casal tomava café no dia de suas bodas de ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pãoe o entregou para o marido, ficando com o miolo.
Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por cinqüenta anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- Muito obrigado poreste presente, meu amor. Durante cinqüenta anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!
7

Esta história, de autoria desconhecida, ilustra, para mim, o maior problema encontrado nas empresas: a falta de comunicação entre os setores. Problemas que poderiam ser resolvidos rapidamente muitas vezes se agravam, a ponto de causar rupturasinternas nas relações pessoais. Quando o caldo entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação com respeito às reais necessidades e expectativas a ser atendidas de ambas as partes.
Por isso, sempre digo que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade em uma em empresa são: em primeiro lugar, a comunicação; em segundo lugar, a...
tracking img