Grupos e equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho em Equipe essencial para todas as empresas


Qual a maior vantagem competitiva atual?


Finanças?
Não.

Estratégia?
Não.

Tecnologia?
Não

A maior vantagem competitiva atual é o trabalho em equipe!


Você conseguiria se imaginar trabalhando sozinha sem sua equipe?


O trabalho em equipe é a maior vantagem competitiva do mercado de trabalho atual, Porque é muitopoderoso e ao mesmo tempo bastante raro.

Trabalho em Equipe de onde veio?

Possivelmente veio da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa e inadequada;
O trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégia, concedida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho.Grupos x Equipes?

Para começar a entender melhor a diferença vamos dar a definição de cada um.

Grupos

É um grupo de pessoas com objetivos comuns, com papeis e funções definidas, porém, os resultados são abaixo do esperado, Porque será? O grupo tem como uma de suas maiores características o individualismo é cada um por si e ninguém tem a iniciativa deajudar um ao outro, não há dialogo e nem comunicação ,geralmente falam politicamente correto sem dizer realmente o que pensam ,há muitas divergências e conflitos de valores, relacionamento e políticos. Mas faz todo mundo de conta que ta tudo bem.

E os lideres?

Os lideres para se diferenciarem, ficam distantes e só aparecem para dar ordens, ninguém tem liberdade e nem clima para receberFeedback, pior levam isso como um ataque.

TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE.
Equipes

É um grupo de pessoas com objetivos comuns e que estão comprometidos em alcança-los de forma compartilhada. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas.
Nas equipes seus membros têm papeis e funções bem definidas assim como no grupo, porém,existe transparência entre todos, há bastante dialogo e comunicação, o nível de colaboração é ótimo, é verdadeiramente um time, isso não quer dizer necessariamente que não existam conflitos, pois faz parte do relacionamento humano, os conflitos são debatidos de forma construtiva e se torna um fato de crescimento.

E os lideres?

As lideranças são bastantes presentes, atuam em conjunto comseus membros e participam ativamente, interagindo com a equipe, favorecendo a criatividade e aumentando o comprometimento do grupo. Os feedback são constantes e já faz parte do cotidiano da equipe, os lideres e liderados dão e recebe feedback, isso torna a equipe mais unida, mas não torna a equipe fechada em relação a outras equipes. O resultado é que se destacam como um time de futebol, a equipetoda vibra com o gol do colega porque o time todo sai ganhando.



Exemplos:

Grupos:


São todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme, porém elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo assistir o filme.


Equipes:


Pode ser o elenco do filme, todos trabalhando juntos para atingir uma meta especifica que é fazer um trabalho, um bomfilme.




O difere uma equipe de um grupo de trabalho são basicamente quatro aspectos fundamentais:


1- Objetivo: Enquanto o grupo tem como objetivo partilhar informações a equipe está voltado para o desempenho coletivo e integrado.
2- Sinergia: Enquanto o grupo apresenta sinergia neutra, e muitas vezes negativa a equipe é capaz de desenvolver sinergia positiva, ou seja,o somatório de esforços em prol do mesmo fim.
3- Responsabilidade: Enquanto o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidaria entre os membros.
4- Habilidade: Enquanto o grupo utiliza habilidade randômica (comum entre os dois) a equipe se caracteriza pela complementaridade da habilidade de...
tracking img