Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resolução das questões sobre Behaviorismo

1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica? John Broadus Watsom e suas diferentes denominaçõessão: Comportamentalismo, Teoria Comportamental Analise Experimental do Comportamento e Analise do Comportamento.
2. Para os behavioristas qual é o abjeto da psicologia e como é caracterizado? Oobjeto da psicologia é o estudo do comportamento. Sendo este caracterizado como algo observável, mensurável e sobre o qual os experimentos realizados para defini-lo pudessem ser reproduzidos em diferentescondições e sujeitos. Ainda segundo os behavioristas o comportamento possui uma característica funcionalista, ou seja, pode ser definido também pelo somatório das heranças hereditárias de umindividuo mais as condições do meio em que este vive.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?Como o resultado dos processos de aprendizagem pelos quais passou desde sua infância. Este resultado serádefinido através das associações que surgirem ao longo de sua vida entre os estímulos que receber do meio em que está inserido e como receberá a eles, ou seja, quais serão suas manifestaçõescomportamentais decorrentes dos estímulos recebidos.
4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo? Burrhus Frederic Skinner.
5. O que é comportamento reflexo ou respondente?Dê exemplo. É ocomportamento involuntário e o conjunto de respostas que este produz através de modificações específicas do ambiente. Exemplo: arrepio de pele quando o ar frio nos atinge.
6. Como o comportamentorespondente pode ser condicionado?Dê exemplo: Através da associação de estímulos ,ou seja, uma associação entre o comportamento nato nos indivíduos e algum estimulo que geralmente o condicione no sentido deconseguir realizar algo, exemplo: Numa situação cotidiana a mãe geralmente chama as crianças para almoçar. Imaginemos que ao invés de chamar, um certo dia ela resolva bater um sino na hora de...
tracking img