Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Behaviorismo Clássico

É também muito conhecido como Behaviorismo Watsoniano, que apresenta a psicologia como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. A sua finalidade é prever econtrolar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. O behaviorismo Clássico partia do principio de que o comportamento era modelado pelo paradigma Pavloviano de estímulo e resposta conhecido comocondicionamento clássico. Para o Behaviorismo classico, um comportamento é sempre uma resposta a um estimulo especifico.

Behaviorismo filosófico

O behaviorismo filosófico, essa linha de pensamentofundamenta-se basicamente nos postulados de Ryle e Wittgenstein. O behaviorismo Filosófico é muito conhecido como Behaviorismo Analítico e Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica, que cuidado sentido e da semântica das estruturas do pensamento e defende a ideia de estado mental, que nada mais é do que a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais. As afirmações quese domina estados mentais seriam apenas descrições dos comportamentos, ou até mesmo padrões de comportamentos. São analisados os estados mentais e intencionais e representativos.

Grandesinfluentes do Behaviorismo

Edward C. Tolman, foi um psicólogo norte-americano, que estudou no Massachusetts Institute of Technology, formado em doutorado em 1915, na Universidade de
Harvard. Os seustrabalhos enquadram-se na corrente behaviorista,
considerando contudo que a proposta de explicação do comportamento
apresentada (estímulo resposta) era muito redutora. Recusava a ideia de que aaprendizagem resultava apenas de tentativas e erros ou era aleatória. A aprendizagem era intencional, dirigida para objetivos, que vem daí a sua concepção ser designada por behaviorismo intencional.Clark L. Hull, psicologo norte-americano, que estudou nas Universidades de Michigan e Wisconsin. Fez Doutorado em Wisconsin 1918 onde foi professor até 1929.
Sua inspiração vem de Pavlov e Watson que...
tracking img