O psicopedagogo e seu campo de atuação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PSICOPEDAGOGO E SEU CAMPO DE ATUAÇÃO

Há algum tempo atrás era-nos permitido somente idealizar um local de trabalho onde se podiam encontrar pessoas a desenvolverem os seus projetos e as suas funções, dentro de um ambiente de trabalho em equipe, onde todos se sentissem emocional e psiquicamente capazes de interagir e de gerirem o seu próprio trabalho.
Com o surgimento daPsicologia, de várias práticas e teorias, de testes vocacionais, tentou-se de alguma forma, aproximar as aptidões de cada um às profissões escolhidas. Foi este movimento, iniciado há já alguns anos, que nos permitiu conhecer um pouco melhor o comportamento e o próprio funcionamento humano.
Quer a Psicologia Empresarial, quer a Psicologia Educacional trouxeram uma forte componente humano ao mundo dotrabalho, tendo-se preocupado desde sempre por todas estas questões.
Desta forma, tinha-se também como objetivo criarem-se mecanismos próprios dentro das Instituições que conseguissem abranger todos os funcionários, através de ações que promovessem o funcionamento intragrupal, a interajuda e a coesão.
No entanto, hoje em dia, há de fato uma maior sensibilização para esta área, ondevárias diretrizes nos são transmitidas. Por exemplo, aqueles que trabalham em Saúde Ocupacional - saúde no trabalho, alertam-nos para dados que, por vezes, são totalmente esquecidos por todos nós. De acordo com vários estudos, sabemos que a maior parte das nossas vidas é passada nos nossos locais de trabalho. São números que nos inspiram para se dar cada vez mais, uma maior importância aocomponente humana no trabalho, que infelizmente é quase inexistente.
É assim de salientar que desde 1995, com o surgimento da Psicopedagogia esta questão foi-se tornando uma forte área de estudo e de intervenção, no sentido de se conseguirem dar respostas a todas estas necessidades. Desta forma, o psicopedagogo tem também um papel relevante no mundo do trabalho.
Contudo, inicialmente, énecessário chamar a atenção para o fato de que o termo “Psicopedagogia” traz em si uma fonte de equívocos. Por ser uma palavra composta por outras já muito difundidas, leva, muitas vezes, a uma interpretação reducionista, como se Psicopedagogia fosse meramente a união da Psicologia com a Pedagogia, o que, além de se revelar, praticamente, impossível, não acrescentaria nada de novo ao Conhecimentoinstituído.
Psicopedagogia é algo novo enquanto saber, é uma área de atuação para a qual convergem profissionais já graduados, interessados em aprofundar conhecimentos acerca da aprendizagem humana.
Neste sentido, é múltipla e una, visto que reúne informações de ramos afins para transformá-las em conhecimentos novos, que transcendem os anteriores, formando um novo campo teórico eprático. Assim, é mais do que interdisciplinar, pois articula novas abordagens sobre os problemas de aprendizagem, tornando-se, desta feita, transdisciplinar.
O Psicopedagogo, é, portanto, um profissional com características próprias. Sua formação se dá, no Brasil, apenas em cursos de especialização, mestrado ou doutorado, visto não integrar, ainda, o rol das profissões regulamentadas.Contudo, em nome da Psicopedagogia estão sendo realizadas ações indevidas. Torna-se assim necessária regulamentar a profissão para oficializar a delimitação do campo de atuação, cuidar da qualidade da capacitação profissional, estabelecer normas, fiscalizar o exercício do Psicopedagogo e zelar pelo cumprimento do Código de Ética. Essas questões são tratadas por Conselho da Profissão.
OPsicopedagogo não pretende entrar no campo de outros profissionais, a posição deste profissional não é competitiva, mas de complementaridade, de parceria. As questões de ordem emocional, desvios de personalidade, traumas e conflitos do ego são tratados pelo Psicólogo; os distúrbios de linguagem, comunicação pelo Fonoaudiólogo e, assim por diante.
Cabe ao Psicopedagogo adquirir identidade...
tracking img