Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNESP - BAURU
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO.

Psicopedagogia

Discente:
Maria da Silva.
Beatriz Nogueira.

Docente:
Prof. Dra. Ana Maria Cotrim.

Bauru
2010

INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado para a disciplina de “Introdução à Pedagogia” oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino, ministrada pela ProfessoraDoutora Ana Maria Cotrim.
Neste trabalho, iremos apresentar uma das áreas de atuação do profissional formado em Pedagogia, a Psicopegagogia. A escolha do tema se deve à curiosidade em descobrir como duas áreas (Pedagogia e Psicologia) podem unir-se na busca pelo ideal de trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, complementando-se. Também deve-se ao nosso interesse em saber como se dá a atuaçãodo Psicopedagogo.
Inicialmente, será apresentado um breve histórico da Psicopedagogia, falando sobre seu surgimento, evolução e situação atual.
No segundo tópico, falaremos sobre o conceito de Psicopedagogia, tomando por base o pensamento de alguns autores bem como o Código de ética dos Psicopedagogos.
Já no terceiro tópico, falaremos sobre o papel do Psicopedagogo em sua atuação.
Notópico de número quatro, falaremos sobre os campos de atuação do Psicopedagogo no Brasil.
No quinto tópico, faremos a descrição suscinta e análise das entrevistas realizadas com duas profissionais especializadas em Psicopedagogia, mas que atualmente não atuam diretamente na área.
Para finalizar, iremos apresentar nossas conclusões a respeito do tema, salientando assim nossa compreensão acerca daPsicopedagogia como um todo.

1 - BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA

Os primeiros centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946 por Boutonier e George Mauco, com direção médica e pedagógica. Estes centros tentavam readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender outras dificuldades de aprendizagem.
Esperava-se na época através da uniãopsicologia, psicanálise e pedagogia conhecer a criança e o meio em que ela vivia para que fosse possível compreender o caso e para determinar uma ação reeducadora, como por exemplo: diferenciar os que não aprendiam dos que aprendiam. As crianças que apresentavam alguma deficiência mental, física ou sensorial eram a maior preocupação da época.
A psicopedagogia teve uma trajetória significativa,assumindo um caráter médico-pedagógico, fazendo parte da equipe psicopedagógica: psicólogos, psicanalistas e pedagogos.
Esta corrente européia influenciou a Argentina, que posteriormente veio a influenciar o Brasil na década de 70. Foi também na década de 70 que surgiram os Centros de Saúde Mental, em que equipes de psicopedagogos trabalhavam fazendo diagnósticos e tratamentos em pacientes. Com opassar dos anos, os psicopedagogos já conseguiam identificar e resolver os problemas de aprendizagem nos pacientes, mas surgiram outros distúrbios, como por exemplo: distúrbio de personalidade. A partir disso, eles passaram a incluir o olhar e a escuta clínica na sua práxis.
Na época em que a Psicopedagoia surgiu no Brasil, as dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológicachamada de: disfunção cerebral mínima, sendo esta a justificativa que tentava camuflar os problemas sociopedagógicos
Em nosso país, em meados da década de 70, são criados os primeiros cursos de formação de especialistas em psicopedagogia com duração de dois anos, surgindo também as primeiras experiências psicopedagógicas.
Foi fundada no Brasil, na décda de 80, a Associação Brasileira dePsicopedagogia (ABPp) dando estrutura à profissão do psicopedagogo. Ela é responsável pela organização de eventos, pela publicação de temas relacionados a psicopedagogia, pelo cadastro de profissionais da área, tornando conhecido o campo de atuação da área. A ABPp, com sede em São Paulo, conta com treze sessões em diferentes estados brasileiros e dez núcleos regionais. Contribuiu para a criação do...
tracking img