Transgeracionalidade na psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho, com o tema Transgeracionalidade: Transmissão Psíquica Transgeracional na Psicanálise, tem como objetivo principal o estudo da transmissão psíquica, da transgeracionalidade, suas formas de transmissão e em seu aspecto negativo, os seus efeitos no receptor.
Através de uma análise bibliográfica selecionada entre autores da psicanálise e mais especificamenteentre autores que tratassem da mesma, foi feita uma literatura acerca do tema.
Em Freud encontrou-se maior parte dos conceitos essenciais a feitura do trabalho baseado na Psicanálise. Sendo que a utilização de outros autores se deu para que fosse possível um trabalho mais representativo, aumentando a possibilidade conceitual e explanatória da pesquisa.
No início encontramos a definição datransmissão psíquica para a psicanálise, seguida da divisão entre transmissão intergeracional e transgeracional, a qual será abordada mais minuciosamente neste estudo.
A identificação é abordada no capítulo 3 como a principal via de transmissão psíquica, conceituando a identificação e esmiuçando os significados necessários ao entendimento do tema, trazendo o desenvolvimento da transmissão como um fatode entendimento para os efeitos da transgeracionalidade na vida de todos.
No capitulo final há a discussão sobre o negativo e sua transmissão transgeracional, abordando de forma investigativa as influências causadas no psiquismo dos filhos pelos conteúdos dos pais, como as neuroses e os surtos causados por vivências passadas pelos pais e ancestrais.
Diante de tantos propósitos pretendidos naelaboração deste estudo não cessaram as possibilidades investigativas do tema, tanto por sua extensão, quanto por sua atualidade e pouco estudo, dada a sua importância diante de tantos problemas causados pelo desconhecimento das conseqüências dessas transmissões.
O estudo da transgeracionalidade ainda despenderá muitas pesquisas e estudos para que em sua aplicação sejam possíveis as descobertas desoluções para várias psicopatologias, as quais se desconhecem as causas.
Destarte, a importância de estudos psicanalíticos acerca deste tema trarão muitos avanços as teorias da Psicanálise, que ainda tem muito a ensinar e a aprender com as transmissões psíquicas, e em particular, com a transgeracionalidade.

1 TRANSMISSÃO PSIQUICA

O desenvolvimento dos estudos sobre transmissãopsíquica a partir de conceitos psicanalíticos vem nos mostrar um novo molde na formação dos aparelhos psíquicos e sua articulação entre os sujeitos do inconsciente, estudo esse que só nos encoraja a levar em consideração a exigência do trabalho psíquico que impõe sua inscrição na geração e na intersubjetividade podendo ser aplicado a todos os grupos, além dos familiares e possibilita assim acapacitação indizível que é transmitida através dos tempos por gerações.
Para entendermos melhor essa transmissão psíquica devemos ficar atentos à formação de um aparelho psíquico familiar, e saber que neste aparelho existe uma estrutura inconsciente que diz respeito a uma serie de ajustes que organiza e dá sentido às relações familiares, ajustes esses como os conteúdos dos pais que sãotransmitidos aos seus filhos.
Dessa forma, compreendemos que existem as identificações que os bebês fazem com seus próprios pais que têm como base identificações que os últimos, por sua vez tiveram com seus próprios pais, e assim sucessivamente. Criando elos invisíveis que transcendem várias gerações, e que são considerados “mandatos”, “ordens” que permitem a valorização até de efeitos traumáticose acabam se transmitindo por várias gerações.

Freud, em Introdução ao Narcismo (1914), já assinalava que em primeira instância quem estabelece que, para cada sujeito no início da vida, tal ser incipiente é possuidor de qualidade é a perspectiva de um outro, especialmente dos pais. O narcisismo tem a ver com esse momento em que são instauradas no sujeito, através do olhar...
tracking img