A reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante anos o homem, inconscientemente, polui sem pensar o quanto prejudicava a natureza e a si próprio. Surgiu a politica dos 3 R`S, reduzir, reutilizar e reciclar, nome que damos à reciclagem tão conhecida nos nossos lares.

A utilização de produtos de forma diferente, prolongando o seu tempo de duração, evitando a produção de novo resíduo. Estamos a falar de reduzir.Reaproveitar alguns produtos para serem transformados noutros também com grande utilidade, reutilizar.

Existem produtos que ao serem transformados dão origem, novamente, à matéria-prima, reciclagem.
Todos nós deveremos reciclar, poupamos a matéria-prima, economizamos energia na elaboração de novos produtos e reduzimos o lixo nos aterros sanitários.

Para a elaboração de umatonelada de papel necessitamos de mais de vinte árvores.

Podemos reciclar quase todo o tipo de produtos.


O papel / cartão é colocado no ecoponto azul. Depois de ser efectuada uma triagem é feito um fardo dando origem a novo papel virgem, utilizado em revistas, jornais, etc. Todo o tipo de plástico e metal irá para o ecoponto amarelo que depois de escolhido irá dar lugar anovas garrafas, caixas, canetas, etc. Por sua vez o metal, também após ser escolhido é introduzido num forno a altas temperaturas, dando origem à elaboração de latas de conserva, latas de bebidas.

Por fim o vidro deve ser colocado no ecoponto verde. Também esta matéria é escolhida e colocada em fornos que atingem temperaturas altíssimas que depois são moldados para novas garrafas, copos eoutros objectos de vidro.

Benefícios sociais da reciclagem.
Exemplos:
- A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo que pode contaminar o solo, a água e o ar.

Benefícios ambientais da reciclagem.
Exemplos:
- 50Kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
- Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 millitros de agua e 1.200 litros de óleo combustível.
- A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
- A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
- A cada quilo de alumínio reciclado, 5Kg (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
- A reciclagemde vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extracção de minérios como areia, barrilha, calcário, etc.

Benefícios económicos da reciclagem.
Exemplos:
- A reciclagem de 1Kg de vidro quebrado (cacos) gera 1Kg de vidro novo.
- A cada 10% de utilização de cacos, há uma economia de 2,9% de energia.
- A reciclagem de alumínio economiza 95% daenergia que seria usada para produzir alumínio primário.
- A reciclagem de lixo orgânico, por meio de compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura.













http://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/recic.htm

Após várias campanhas de sensibilização, os portugueses lá se têm vindo a mobilizar para a necessidade deseparar o lixo com vista à sua reciclagem, tendo uma pequena noção de que estão a contribuir para um planeta mais verde.

Fiz uma pesquisa na internet e encontrei umas coisas interessantes, a questão da compostagem de resíduos urbanos biodegradáveis, pois esta produção continua a ter um papel importante na nossa sociedade de consumo e de consumistas, em que se consome cada vez mais, logoproduzimos mais lixo, daí que as campanhas de sensibilização deviam ser cada vez maiores de forma a consciencializar todas as gerações para esta questão, alertá-las para o que sucede ao lixo que possam separar e informá-las até que ponto estão a contribuir para a melhoria deste mundo.

A deposição em Aterros Sanitários, que tem sido o método de eliminação mais usado, tem algumas desvantagens...
tracking img