psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O objetivo desse estudo é analisar a importância do psicopedagogo na escola, para verificar o campo de trabalho e o papel que os mesmos desempenham nas escolas, e como é avaliado o trabalho desses profissionais. Pretende também verificar a atuação dos psicopedagogos, o nível de interação entre eles e a escola. Embora seja uma profissão nova no Brasil, a Psicopedagogia é uma profissão queé reconhecida não só institucionalmente e profissionalmente pela importância na ação interativa junto aos professores e alunos para completar o ciclo de aprendizagem. Mas pode se sentir que embora haja uma grande necessidade do profissional e reconheça-se esta importância, ainda não existe um programa de contratação efetiva, pois se detecta que as escolas não possuem em sua maioria a função depsicopedagogo e outras estão com problemas sérios pela defasagem do profissional em relação ao número de alunos e pelo sistema de atendimento fora da escola, o que quebra o elo e acompanhamento dos professores em relação aos alunos atendidos. O instrumento para o desenvolvimento desse estudo foi à pesquisa bibliográfica. Espera-se com o desenvolvimento deste estudo sensibilizar as autoridades daimportância de se ter um psicopedagogo na escola e que isso amplie o campo de trabalho, onde não só beneficiará o profissional, mas também o aluno, no processo de aprendizagem.
Palavras-Chaves: atuação psicopedagógica, instituição escolar, aprendizagem.















ABSTRACT
This study aims to analyze the importance of the school psychologist, to check the field, the role thateducational psychologists are playing in schools, and how it is being evaluated in their workload. Check the performance of psychologists, as is the level of interaction between them and the school and what form is being worked on. Although a relatively new profession in Brazil, Educational Psychology is a profession that is recognized not only institutionally, but also professionally, for theimportance of interactive action with teachers and students in order to complete the learning cycle. But you can feel that although there is a great need for professional and recognize this importance, there is still no effective hiring program, because it detects that schools have mostly the role of psychologist and others are serious problems with the lag of professional in relation to the number ofstudents and the care system outside the school, which breaks the link and follow the teachers towards the students attended. The instrument for the development of this study was the literature search. It is hoped that the study development authorities aware of the importance of having a psychologist in school and this broadens the scope of work, where not only benefit the profession, but thestudent in the learning process.
Keywords: performance psychopedagogic, educational institution, learning.

















INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia constitui-se, a principio, em uma composição de dois saberes - psicologia e pedagogia - que vai muito além da simples junção dessas duas palavras. Isto significa que é muito mais complexa do que a simples aglomeração de doisvocábulos, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Esse ramo do conhecimento surgiu no Brasil devido ao grande número de crianças com fracasso escolar e o fato de a Psicologia e a Pedagogia, isoladamente,não darem conta de resolver tais fracassos. O Psicopedagogo escolar, por sua vez, tem a função de observar e avaliar qual a verdadeira necessidade da escola e atender aos seus anseios, bem como buscar respostas e alternativas à questão do aprender, tanto no plano psíquico como no cognitivo, emocional e físico, criando um espaço multidisciplinar construtor de sua epistemologia e fundamentação...
tracking img