Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicopedagogia: seu campo de atuação e sua importância frente às dificuldades de aprendizagem
Publicado em: 27/06/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 3,679 |


1. INTRODUÇÃO
O contexto educacional tem sofrido intenso impacto decorrente das mudanças de ordem econômica, política, social, cultural e tecnológica, cujos desdobramentos são manifestos pela instância educativa compreendida pela escola epela família, que tem como protagonistas alunos, professores, mães, pais. Em relação à instituição, as transformações têm se revelado na perspectiva dos alunos, bem como dos profissionais docentes ou ainda de outros profissionais que trabalham com a educação, e aqui incluímos o psicopedagogo. Dentre as mudanças que temos percebido na família está a incipiente participação desta, na vida dosfilhos. No âmago dessas questões são percebidas também modificações nas relações sociais que, por sua vez, atingem os processos de ensino-aprendizagem e o exercício da docência (LIBÂNEO, 2007; PATTO, 2004).
Ao nos atentar para essas transformações e para as exigências a elas relacionadas, percebemos que a instituição de ensino tornou-se definitivamente o lugar de socialização e formação de sujeitos, aooportunizar a estes algumas condições para o exercício da liberdade política e intelectual. Nesse cenário, a Psicopedagogia também tem sido provocada, no sentido de contribuir com a educação, detectando ou extinguindo os problemas de aprendizagem que erigem dentro do contexto escolar e fora dele. É interessante ressaltar, diante desse terreno imerso em contestações, que a psicopedagogia não atuadiretamente com a dificuldade, mas corrobora para saná-la. Levando em consideração os aspectos socioeconômicos, culturais, e psicológicos, ela atua junto às crianças, familiares e professores, na busca de soluções para o problema de aprendizagem.
Para atuar frente a esses problemas, a psicopedagogia não trabalha isoladamente, ao contrário, conta com a colaboração de outras áreas do conhecimento.Longe de competir com outros profissionais, o psicopedagogo busca neles, subsídios para seu trabalho. Segundo Scoz (1994, p, 02), "a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os". Atrelada aos vários campos científicos, a psicopedagogia emerge da necessidade de buscarsoluções para os problemas de aprendizagem, mas ainda hoje, a validade dessa área como um corpo teórico organizado, ainda não lhe assegura a qualidade de saber científico, devendo-se fazer muito no sentido de ela sair da esfera da empiria e poder vir a estruturar como tal (BOSSA, 1992).
Percebemos aí que o termo psicopedagogia está imerso em um campo conceitual passível de contestação, em que quantomais se procura elucidá-lo, menos claro ele nos parece. Como aponta Lino Macedo (apud BOSSA, 1992), o termo já foi criado e assinala uma das mais importantes razões de produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento, para um outro, numa perspectiva teórica ou aplicada. Nesse sentido, a psicopedagogia enquanto produção de conhecimento científico, não basta como aplicaçãoda psicologia à pedagogia.
As discussões que balizam o campo da psicopedagogia a concebem como área de aplicação que antecede o status de área de estudos, a qual tem buscado sistematizar um corpo teórico próprio, determinar seu objeto de estudo, bem como seu campo de atuação. Frente a esse quadro, fazemos aqui uma espécie de duplo questionamento que acaba por convergir para um ponto comum: Qual ocampo de atuação e a importância do Psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem escolar? Essa pergunta é formada no sentido de se considerar a necessidade de apontamentos sobre as questões concernentes à psicopedagogia, reconhecendo ser este um campo vasto e muito desafiador. Posto isto, o objetivo deste artigo é conhecer o campo de atuação e a importância do psicopedagogo na...
tracking img